Topo

Se seguir mapa da Globo, ciclista inglês vai perder o rumo na Copa

Mauricio Stycer

20/05/2014 16h36

rumoacopa3
Atração noturna na Globo, o programa "Rumo à Copa" apresentou reportagem nesta segunda-feira (19) sobre um torcedor inglês que vai visitar todas as 12 sedes do torneio de bicicleta. As apresentadoras Cristiane Dias e Fernanda Gentil até fizeram graça ao anunciar a história de Andy Smith, mas espero que ele não siga as instruções do mapa exibido pelo programa.

Como notou o leitor Rafael Anderson, Cuiabá, no Mato Grosso, foi parar em outro Estado, o Mato Grosso do Sul, em um ponto bem distante do real, próximo à cidade de Dourados. "Um erro bizarro que mostra a falta de conhecimento em geografia da produção", lamentou.

Smith conta a história de sua viagem pelo Brasil neste site pessoal. Lá, por sinal, Cuiabá está no lugar certo no mapa do Brasil. A reportagem do "Rumo à Copa" pode ser vista aqui.

Atualizado em 21 de maio: A confusão entre os dois Estados persegue a Globo. Nesta segunda-feira (20), foi a vez de William Bonner trocar as bolas ao apresentar uma reportagem no "Jornal Nacional" sobre a prisão do governador do Mato Grosso. O erro o obrigou a uma retificação ainda no telejornal.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

Mauricio Stycer