Topo
Blog do Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Troféu Sem Noção: Luciano Huck diz que “Caldeirão” não é assistencialista

Mauricio Stycer

23/03/2014 12h11

hucklardocelar

Este blog concede, desde 2011, o Troféu Sinceridade  a personalidades que, voluntária ou involuntariamente, fazem declarações com forte carga de honestidade.

Hoje sou obrigado a inaugurar uma nova seção aqui, o Troféu Sem Noção. A premiação terá como padroeiro o apresentador Luciano Huck, que mostrou ignorar completamente o conteúdo do próprio programa ao dizer, este domingo (23), em entrevista à "Folha": "Não sou assistencialista, não quero fazer drama com sofrimento alheio."

O "Caldeirão do Huck", como qualquer pessoa que assiste sabe, é um dos programas mais assistencialistas e que mais fazem drama com o sofrimento alheio da TV brasileira. Ao longo de sua história, sempre manteve no ar um ou mais quadros oferecendo ajuda a algum sortudo, seja para consertar o seu carro, reformar a sua casa ou ajudá-lo a encontrar algum parente querido.

O dicionário "Houaiss" oferece uma definição bem simplificada, mas suficiente para Huck entender o que é assistencialismo: "Doutrina, sistema ou prática (individual, grupal, estatal, social) que preconiza e/ou organiza e presta assistência a membros carentes ou necessitados de uma comunidade, nacional ou mesmo internacional, em detrimento de uma política que os tire da condição de carentes e necessitados".

Sobre o autor

Jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na “Folha de S.Paulo''. Começou a carreira no “Jornal do Brasil'', em 1986, passou pelo “Estadão'', ficou dez anos na “Folha'' (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o “Lance!'' e a “Época'', foi redator-chefe da “CartaCapital'', diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros “Adeus, Controle Remoto'' (editora Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense'' (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.