“Milagres de Jesus” confirma acerto do projeto bíblico da Record
Olhando em retrospectiva, a aposta em minisséries bíblicas talvez seja o maior acerto da Record nos últimos cinco anos. "Milagres de Jesus", cujo segundo episódio vai ao ar nesta quarta-feira, às 21h45, é o quinto programa do gênero que a emissora exibe desde 2010, sempre com bons índices de audiência, confirmando que havia um nicho de mercado a ser preenchido.
Como Hollywood, que em diferentes momentos se voltou para este gênero, a Record soube captar a existência de um público significativo, sempre interessado em ver ou rever as narrativas consagradas do Velho e do Novo Testamento.
O projeto teve início com "A História de Ester", em 2010, prosseguiu com "Sansão e Dalila" (2011), "Rei Davi" (2012) e "José do Egito" (2013), chegando agora a "Milagres de Jesus", desta vez com produção externa, a cargo da Academia de Filmes.
O tom épico, meio que obrigatório neste gênero, exige produções vistosas, de muita qualidade, para que o resultado convença o espectador. É preciso reconhecer que, a cada minissérie, a Record tem avançado neste quesito.
O episódio de estreia, "A Pesca Maravilhosa", no qual são narrados dois milagres atribuídos a Jesus, o da cura da sogra de Simão e o da multiplicação dos peixes, não deixa nada a dever a produções do gênero, em especial a fotografia. A opção por não mostrar o rosto de Jesus, ainda que não original, é instigante e foge do óbvio.
É curioso ver como executivos da emissora divulgam, com orgulho, os gastos envolvidos no projeto. No caso de "Milagres de Jesus", são R$ 900 mil por episódio. Segundo a própria Record, é quase o dobro do que se gasta por capítulo (R$ 500 mil) de "Pecado Mortal".
Como já escrevi em outras ocasiões, o projeto de minisséries bíblicas da Record tem uma característica que o torna mais complexo: o fato de a emissora ser propriedade de um grupo religioso, a Igreja Universal do Reino de Deus.
Para além do entretenimento, não é possível deixar de ver aí um propósito de propaganda de determinadas ideias e valores, que atraem especificamente a um público com interesse religioso. Insisto no ponto porque a emissora é pouco transparente no assunto.
Leia também
Record investe R$900 mil por episódio de "Milagres de Jesus"
Com 20 capítulos, nova série bíblica da Record mostrará os milagres de Jesus
Milagres de Jesus chega a 13 pontos e dobra audiência da Record
Bíblia, entretenimento e algo mais
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.