Topo

“Profissão Repórter” emociona com relato sobre morte de jovens na periferia

Mauricio Stycer

06/11/2013 05h01

profissaoreporterSempre bom, o "Profissão Repórter" desta terça-feira (05) foi especialmente tocante ao tratar dos assassinatos não esclarecidos de jovens na periferia de São Paulo. Caco Barcellos retomou uma reportagem feita em novembro de 2012, um mês tragicamente violento na cidade, e voltou em busca de notícias sobre o andamento dos casos.

O programa da Globo lembrou, em alguns momentos, a investigação que tornou Caco Barcellos uma referência no jornalismo, publicada no livro "Rota 66", em 1993. Como naquela época, o repórter mostrou as falhas na apuração dos casos atuais, ouviu diferentes denúncias sobre alteração das cenas dos crimes e constatou como poucas investigações são concluídas e chegam à Justiça.

Bem editado, e sem apelação, o "Profissão Repórter" exibiu um conjunto de depoimentos, incluindo o da mãe que está investigando por conta própria a morte do filho e o de parentes de uma policial assassinada em circunstâncias misteriosas, que resultaram num retrato tão contundente quanto triste da vida em algumas áreas de São Paulo.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.