Novo quadro do “Fantástico” apresenta uma Clarice Lispector pouco conhecida
Encerrando um ano de várias novidades, o "Fantástico" começa a exibir neste domingo (27) o quadro "Correio Feminino", baseado em textos que a escritora Clarice Lispector (1920-1977) publicou sob pseudônimo em jornais cariocas na décadas de 50 e 60 do século passado.
Em oito episódios, a série é dirigida por Luiz Fernando Carvalho, responsável por programas como "Os Maias", "Hoje É Dia de Maria" e, mais recentemente, "Suburbia", entre outras produções de qualidade.
Cada quadro tem dez minutos, em média, e traz Maria Fernanda Cândido (sempre de costas, ao lado) lendo trechos dos conselhos que Clarice, assinando como Helen Palmer, dava para o público feminino. Três atrizes – Cintia Dicker (foto abaixo), Alessandra Maestrini e Luiza Brunet – representam três gerações de mulheres, a adolescente, a jovem e a madura.
O formato desenvolvido por Carvalho mostra as reações destas três mulheres aos temas propostos por Helen Palmer – casamento, maternidade, vida doméstica etc. Sem nunca falar, as três apenas gesticulam e, à maneira do cinema mudo, expressam sentimentos relacionados ao texto lido por Maria Fernanda.
O UOL assistiu aos dois primeiros episódios. O primeiro trata da sedução feminina. "Julgar que porque se casou está dispensada de seduzir seu marido é um erro grave", diz a narradora. "Você pode ser irresistível mesmo sem ter beleza. Não existem mulheres feias… Tudo tem jeito", ensina a conselheira.
Autora da adaptação dos textos de Clarice, Maria Camargo defende que Helen Palmer pode até reproduzir o lugar comum, mas vai além: "Ela pode dizer o óbvio sobre um tema e depois ela desconstrói. Buscamos para a adaptação o que tem de mais atual do pensamento dela para aquela época que continua valendo para hoje", diz no texto de divulgação da série.
Todo o visual, bem caprichado, é inspirado nos anos 50, época em que estes textos de Clarice começaram a ser publicados. Pouco convencional, o programa tem a marca de Carvalho, um dos diretores mais empenhados em fugir do óbvio e tentar oferecer um olhar original na TV aberta.
De todas as novidades apresentadas pelo "Fantástico" em 2013 para comemorar os seus 40 anos (veja abaixo), "Correio Feminino" é a mais surpreendente e ousada.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.