Topo

A cena da semana: "Cidade Alerta" atenua mundo-cão com humor e efeitos

Mauricio Stycer

26/10/2013 05h01

 
Muito do sucesso atual do "Cidade Alerta", na Record, deve-se ao tom, entre a comédia e o deboche, dado por Marcelo Rezende. O apresentador conseguiu atenuar o lado mundo-cão e sensacionalista de uma atração policial vespertina e está criando uma espécie bem particular de programa, cada mais próxima do humorístico.

Ao longo das muitas horas que fica no ar, Rezende interpreta vários tipos, do indignado ao bom-moço, do severo ao compreensivo, sempre com a ajuda de alguns coadjuvantes ("escadas", no jargão do humorismo). Os mais famosos são o repórter Percival de Souza e o piloto Hamilton Alves da Rocha, o comandante Hamilton, mas o apresentador também costuma recorrer, para o papel de "vítimas" de suas brincadeiras, a outros jornalistas e profissionais que atuam nos bastidores do programa.

É neste contexto que vi a mais recente inovação do "Cidade Alerta" – um efeito especial que coloca um carro da policia dentro do estúdio (veja no vídeo acima). Bem do seu jeito, Rezende manifesta surpresa e indignação com a "invasão" da viatura: "Tira esse carro daqui, rapaz. Daqui a pouco eu vou morrer atropelado!" Muito bom.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.