Topo

MTV Brasil devia lamentar, e não festejar, a “saideira”

Mauricio Stycer

27/09/2013 05h01

Depois de 23 anos, a MTV Brasil está deixando de existir. Embora tivesse direito até 2018, a Abril devolveu a marca agora, no final de setembro, "como parte de seu processo de reestruturação", à Viacom, americana, que relançará o canal em outubro, na TV paga. Um programa ao vivo, intitulado "saideira", festejou o fim das atividades desta MTV na noite de quinta-feira (26).

Em texto que publiquei na "Folha" há um mês, observei que a MTV não está acabando porque sua programação é de baixa qualidade. Ao contrário. Lembrei que, somente em 2013, a emissora colocou no ar ótimas atrações, como a série "A Menina Sem Qualidades", de Felipe Hirsch, o anárquico "O Último Programa do Mundo" de Daniel Furlan e Juliano Enrico, o documentário "Mundial na Estrada", apresentado por Paulinho Serra, e o divertido seriado "Overdose", de Arnaldo Branco.

O clima de festa na "saideira" da MTV Brasil deixa no ar uma dúvida: qual é a graça de ver o fim de uma emissora? Não entendo este clima de alegria. Acho triste ver um canal ainda no apogeu de sua criatividade sair do ar.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.