Topo
Blog do Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Volta de “Carrossel” sinaliza opção do SBT pelo caminho mais fácil

Mauricio Stycer

31/07/2013 18h33

Exibida entre 21 de maio de 2012 e 26 de julho de 2013, a novela “Carrossel” ganha uma espécie de “vale a pena ver de novo” do SBT apenas nove dias depois do último capítulo ter sido apresentado. Das 20h30 ela passa agora para o horário das 18h30, “atendendo a milhares de pedidos”, segundo a emissora.

A reprise, tudo indica, busca prolongar o sucesso e os lucros obtidos com a novela. Foram 310 capítulos com uma audiência média de 12 pontos, números que ajudaram a impulsionar não apenas a publicidade como o merchandising de produtos relacionados.

O sucesso do melodrama infantil mostrou o talento do SBT em encontrar nichos no mercado e entender o que o seu público deseja ver na televisão. Foi uma bola dentro. Não à toa, a novela foi substituída por “Chiquititas”, uma produção com características semelhantes.

Porém, a decisão de reprisar “Carrossel” uma semana depois que a novela acabou lembra que o SBT, mais uma vez, prefere o caminho fácil da reprise ao do investimento em produção original. É uma política que pode ter explicações de ordem estratégica ou comercial, mas reforça a impressão de que a emissora não está preocupada com a imagem que projeta para o mercado.

Veja mais
SBT reprisa “Carrossel'' uma semana após término da novela

Sobre o autor

Jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na “Folha de S.Paulo''. Começou a carreira no “Jornal do Brasil'', em 1986, passou pelo “Estadão'', ficou dez anos na “Folha'' (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o “Lance!'' e a “Época'', foi redator-chefe da “CartaCapital'', diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros “Adeus, Controle Remoto'' (editora Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense'' (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.