Topo
Blog do Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

“JN” faz boa edição especial sobre o conclave, mas abraça “clima de Copa do Mundo”

Mauricio Stycer

13/03/2013 11h42

Principal telejornal do país, o "Jornal Nacional" desta terça-feira (12) apresentou uma edição especial, muito caprichada, sobre o conclave que elegerá o papa. Mais de 70% do tempo do programa foi dedicado ao tema – algo pouco usual.

A edição mobilizou seis repórteres diferentes – em Roma (três), São Paulo, Londres e Nova York –, que apresentaram um painel bem amplo e didático sobre o ritual do evento, os principais candidatos e as dificuldades envolvidas no processo.

Muito segura, Patrícia Poeta ancorou o telejornal em pé, diante do Vaticano. Ao final do programa, ainda sustentou uma conversa ao vivo, lado a lado, com Ilze Scamparini, correspondente da emissora em Roma.

Pode-se discutir se um único assunto merece ocupar quase três quartos de um telejornal – pessoalmente, me parece exagerado, mesmo concordando, como disse William Bonner, que se trata de um "acontecimento histórico". Mas entendo e respeito a opção.

O que me incomodou mesmo na edição foi, logo na abertura, o telejornal abraçar o clima de patriotismo que está cercando este conclave. "Nós registramos uma turma de brasileiros em clima de Copa do Mundo", anunciou Patrícia, antes de mostrar um grupo – claramente animado por causa da presença da câmera – gritando: "O papa é brasileiro!!!"

Sobre o autor

Jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na “Folha de S.Paulo''. Começou a carreira no “Jornal do Brasil'', em 1986, passou pelo “Estadão'', ficou dez anos na “Folha'' (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o “Lance!'' e a “Época'', foi redator-chefe da “CartaCapital'', diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros “Adeus, Controle Remoto'' (editora Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense'' (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.