Oprah mostra mais uma vez que bom entrevistador não é polícia nem juiz
Oprah Winfrey está no ramo há quase 30 anos. O seu "The Oprah Winfrey Show" ficou no ar por um quarto de século, antes de a apresentadora partir para a aventura do próprio canal de televisão em 2011.
Associado ao grupo Discovery, o Oprah Winfrey Network (OWN) ainda não alcançou o sucesso imaginado. A primeira parte da entrevista exclusiva com o ciclista Lance Armstrong, exibida na noite de quinta-feira (17), foi responsável pela maior audiência da curta história do canal até hoje.
A entrevista, originalmente, seria exibida em um único programa, mas a conversa de Armstrong com Oprah durou mais de duas horas e rendeu material para um programa mais longo. A segunda parte será exibida hoje à noite.
Ainda que Armstrong tenha deixado várias questões sem respostas completas, a sua disposição em falar abertamente do doping transformou esta entrevista num evento de repercussão mundial.
Oprah cumpriu o seu papel com glória, como de hábito. Para quem se surpreendeu com a qualidade da entrevista, é preciso dizer que ela apenas fez o que se espera numa situação destas.
Preparou-se cuidadosamente para a entrevista. Leu previamente tudo que havia a respeito, viu outras entrevistas relacionadas, estudou o assunto. Segura, mas sem arrogância, exibiu domínio completo sobre Armstrong.
Alternou perguntas bem objetivas, que exigiam "sim" ou "não" como resposta, com questões mais abertas, nas quais Armstrong se viu obrigado a descrever procedimentos ilegais que adotou.
Para alguns críticos, Oprah pegou leve com Armstrong, deixando de pressioná-lo em momentos importantes. Ao confessar o que já era mais ou menos sabido, o ciclista prepara o caminho para a sua redenção.
Não vejo dessa forma. Entrevistador não é polícia. Oprah fez o seu trabalho muito bem. Do seu jeito, conseguiu expor as contradições e omissões do ciclista em sua "confissão", mas sem julgá-lo.
Leia mais: Um relato detalhado da entrevista está aqui. E também: Oprah afirma que entrevista foi a mais importante que já fez.
Atualizado às 20h: Sem explicar o motivo, o Discovery informa que a segunda parte da entrevista de Oprah com Armstrong só será exibida no sábado (19), às 22h20, e não simultaneamente à apresentação na TV americana, hoje (18) à noite. A primeira parte foi transmitida de forma simultânea. Trata-se de um desrespeito com o espectador brasileiro.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.