Topo

Sonho de participar do “Big Brother” é tema de ótimo filme na Mostra

Mauricio Stycer

24/10/2012 09h02

Em exibição na 36ª Mostra de São Paulo, o premiado "Reality", de Matteo Garrone, leva o espectador a acompanhar a trajetória do napolitano Luciano, meio peixeiro, meio trambiqueiro, que sonha com a possibilidade de ser escolhido para participar de uma edição do "Grande Fratello", o "Big Brother" da TV italiana.

Numa cena do filme, centenas de pessoas fazem fila em um shopping com o objetivo de se inscrever no programa. Diante de uma câmera, precisam dizer por que querem participar. As explicações se sucedem até que um candidato diz: "Porque quero ficar famoso e rico". O responsável pela seleção diz, ao fundo: "Finalmente alguém fala a verdade".

Diretor também do forte "Gomorra", Garrone abre "Reality" em chave cômica, mostrando Enzo, um ex-participante do programa, fazendo "presença vip" num casamento. Sem ter o que dizer a quem sonha com a mesma fama que ele alcançou, Enzo apenas repete um bordão, em inglês: "Never give up" (nunca desista).

Ainda que a intenção do diretor tenha sido a de fazer um filme mais leve do que "Gomorra", "Reality" vai adquirindo um tom amargo à medida em que Luciano, chamado para uma segunda entrevista, passa a acreditar que será selecionado para entrar na casa mais vigiada da Itália.

É impossível não fazer um paralelo com o Brasil vendo o filme de Garrone. Em menos de um mês, em abril de 2012, segundo o diretor Boninho, 125 mil pessoas se inscreveram para participar do "BBB13", que ocorre em janeiro do ano que vem. Menos de 20 serão escolhidos.

Surpreende pensar que o cinema brasileiro ainda não tenha sido capaz de produzir nada parecido com "Reality" – nem em ficção, nem em forma de documentário. O filme ainda tem duas sessões na Mostra, nesta quarta (24), às 21h40, no Cine Sabesp, e na quinta (25), às 21h30, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca.

Em tempo: Como lembra Diego Assis, no texto Obsessão por reality show vira doença em comédia sombria do diretor de "Gomorra", Aniello Arena, o ator que vive Luciano em "Reality", é na vida real um ex-pistoleiro da máfia napolitana, que cumpre prisão perpétua por uma chacina contra uma gangue rival da qual participou em 1991. Para mais informações sobre a Mostra, veja aqui.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.