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Audiência em queda da TV no Carnaval pede mudanças para 2013

Mauricio Stycer

23/02/2012 13h44

Audiência de televisão não é um tema prioritário deste blog, mas os números do Ibope relativos à cobertura de Carnaval chamam a atenção. Globo, Band e RedeTV, como de hábito, além do SBT, que voltou a investir este ano, dedicaram longas horas a desfiles, entrevistas e baixarias, em São Paulo, Rio e Salvador. Mas quem teve mais público foi a Record, justamente a emissora que deu as costas ao Carnaval.

Com sua programação normal, a emissora superou as rivais em diferentes momentos do Carnaval. No dia 19, "Domingo Espetacular", exibido ao longo de três horas, superou, na média, por 14 a 13, a principal concorrente, que mostrou no período o final do "Fantástico", "BBB" e o início do desfile das escolas,. No dia seguinte, uma reprise da minissérie "Rei Davi" também teve mais público que a transmissão feita pela Globo direto do Sambódromo.

Ainda assim, somando os números da Globo aos obtidos por Band, SBT e RedeTV!, é possível afirmar que havia mais gente vendo Carnaval na TV aberta do que outros programas.

É natural, por um lado, que a festa mais popular do país ocupe a grade de programação da maioria das emissoras. Por outro lado, é saudável, numa situação de concorrência, haver programação alternativa.

Os números obtidos pela Record mostram que o número de pessoas interessadas em fugir do Carnaval na televisão é maior do que se imaginava.

A conta, porém, não é simples. Todas as emissoras envolvidas no Carnaval contavam com patrocinadores, apoiadores e anunciantes interessados neste tipo de cobertura. A Record não gastou nada, adicionalmente, com a sua programação normal, mas também não faturou por causa do Carnaval.

Em todo caso, suspeito que os resultados deste ano terão influência na programação de 2013. Ou as emissoras investem para atrair novo público ou, acredito, teremos menos Carnaval na TV no futuro.

Gravei um vídeo no UOL sobre este assunto:

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.