Topo
Blog do Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

“Encantador de Cães” tem apresentadora brasileira sem função

Mauricio Stycer

12/02/2012 15h24

Programa bem rodado na TV paga, "O Encantador de Cães" ganhou versão no horário nobre da RedeTV!. "Reabilito cães e treino pessoas", ensina o mexicano Cesar Millan, misturando adestramento a lições de auto-ajuda, já há seis anos, com merecido sucesso.

Espécie de "Supernanny" do mundo animal, Millan mostra que os problemas caninos decorrem, frequentemente, da falta de traquejo dos donos. Um pincher muito mimado pode virar um monstro. Um pastor australiano medroso precisa de uma "mãe" mais determinada. Um labrador sem limites tem que aprender a ouvir "não".

A versão brasileira apresenta alguns incômodos. O primeiro é a dublagem, pouco cuidadosa, que dá um ar de novela mexicana do SBT ao programa. Também é estranho a RedeTV! apostar num programa deste tipo, para um publico segmentado, em seu horário nobre de sábado.

Por fim, a inclusão de uma apresentadora brasileira é totalmente desnecessária.  Jaqueline Sato circula por um cenário tosco e descreve brevemente cada caso que será exibido por Millan. Não há interação alguma entre eles, como chegou a ser anunciado. E ela não acrescenta nada ao que é visto.

A jovem Jaqueline parece surgir em cena apenas para sugerir que há alguma produção brasileira no programa. Como se a RedeTV! tivesse feito algo. O que não ocorre. Pura ilusão.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.