Topo

Detetive Vê TV: Tocantins some do mapa do Brasil

Mauricio Stycer

01/11/2011 16h58

Uma das reportagens de destaque do "Fantástico" no último domingo mostrou irregularidades no processo de seleção de candidatos ao programa "Minha Casa Minha Vida". Sem se identificar, um produtor  documentou como uma ONG em Luziânia, Goiás, ajuda o candidato a fraudar o programa governamental. Tudo muito bem com exceção de um pequeno detalhe: o desenho que o "Fantástico" exibiu para localizar Luziânia simplesmente riscou Tocantins do mapa do Brasil.

Como se sabe, no final de 1988, todo o norte de Goiás deu origem ao novo Estado, cuja capital é Palmas. O mapa exibido na tevê considera a situação da região antes da criação de Tocantins e coloca a sigla GO onde ja é o novo Estado.  Agradeço aos leitores-detetives Jesuino Junior e Carlos Augusto, que lamentaram o sumiço do lugar onde vivem na tela da Globo.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.