Topo
Blog do Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Tipos de leitor: o Leitor dos Sonhos

Mauricio Stycer

27/05/2011 12h27

O Leitor dos Sonhos não lê apenas o título, mas todo o texto, antes de comentar.

Critica, protesta, reclama, até xinga o blogueiro, mas sempre apresenta argumentos.

Corrige lapsos, aponta contradições.

Sugere, acrescenta, aponta alternativas ao ponto de vista do blogueiro.

O Leitor dos Sonhos recomenda a leitura do blog a outros leitores mesmo quando discorda.

Nas redes sociais, discute, pergunta, comenta, faz piadas. Diverge, explica, defende suas ideias. Provoca. Interpreta. Confunde, causa confusão.

O Leitor dos Sonhos leva o blogueiro a pensar, eventualmente a mudar de opinião ou a rever conceitos.

Nunca está satisfeito. Vê pelo em ovo, se decepciona com as posições do autor, cobra posturas diferentes, ameaça abandoná-lo, mas nunca deixa de dar o seu palpite.

Eventualmente não fala nada, mas dá ao blogueiro a honra da sua companhia neste blog.

O Leitor dos Sonhos acompanhou esta série e, identificando-se ou não com os tipos aqui descritos, entendeu que se tratava de uma homenagem a todos que ainda que se dispõem a ler.

O Leitor dos Sonhos existe aos montes e é por causa deles, e para eles, que sigo escrevendo.

PS: Com este texto, encerro, ao menos por ora, a série Tipos de Leitor, que pode ser lida aqui ou, na lateral direita do blog, em Categorias, no último item incluído.

Sobre o autor

Jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na “Folha de S.Paulo''. Começou a carreira no “Jornal do Brasil'', em 1986, passou pelo “Estadão'', ficou dez anos na “Folha'' (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o “Lance!'' e a “Época'', foi redator-chefe da “CartaCapital'', diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros “Adeus, Controle Remoto'' (editora Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense'' (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.