Topo

Tipos de leitor: o Especialista

Mauricio Stycer

18/05/2011 16h20

Ele está sempre por aí, rondando com sua sabedoria. Ele sabe tudo sobre um determinado assunto. Não há como enganá-lo. Ele é o Especialista.

Para fazer justiça ao tipo, é preciso dizer que há duas categorias de Especialista. Um é prestativo, generoso, quer partilhar o seu conhecimento. Chamo-o de o Especialista Colaborador. O outro é desconfiado, arrogante, vê os palpites do blogueiro como um abuso. É o Especialista Melindrado.

Nos textos que escrevi sobre o beijo gay em "Amor e Revolução", o primeiro numa telenovela brasileira, o Especialista Colaborador apareceu em peso para me lembrar que já havia ocorrido um beijo entre duas mulheres na televisão: deu-se em 1963, na TV Tupi, entre Georgia Gomide e Vida Alves, no teleteatro "Calúnia".

Como lembrou o leitor Marco Salvo, num e-mail bem-humorado, o Especialista Colaborador atua em qualquer área – futebol, artes, política, medicina etc –, sempre exibindo o seu útil conhecimento e ensinando o blogueiro a ser mais exato, atento e preciso.

Esta semana, por exemplo, ao falar da exibição de fotos de calos, frieiras e unhas encravadas no programa do Faustão, meu blog se transformou numa espécie de congresso de podologia, tantas foram as colaborações sobre o tema que recebi.

Enquanto o Colaborador chega a ser condescendente com o esforço do blogueiro de se aventurar por determinados assuntos, o Melindrado se ofende. Para este tipo de leitor, é preciso ter conhecimento profundo, pós-graduação, em táticas de futebol para se arriscar a comentar sobre o último jogo do Palmeiras.

Ele acha, igualmente, inadmissível uma mesma pessoa se aventurar a escrever sobre assuntos tão diferentes quanto reality shows e iPad. Entre os que frequentam o meu blog, há aqueles que não apenas se irritam comigo, mas também com os leitores que comentam os textos.

O Especialista Melindrado é um tipo com os nervos a flor da pele. E lembra um pouco outro tipo inesquecível, o Consultor de Empresas – aquele que sonha em silenciar os que formulam opiniões diferentes das suas.

PS. Quem quiser ler os outros textos da série Tipos de Leitor basta clicar aqui ou, na lateral direita do blog, em Categorias, no último item incluído.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.