Topo

É possível escolher os cinco melhores episódios de “Seinfeld”?

Mauricio Stycer

28/12/2010 17h03


Exibido entre 1989 e 1998, o seriado "Seinfeld" é até hoje reapresentado, com sucesso. Na segunda-feira, 27 de dezembro, o canal pago Sony ousou exibir, na sequência, cinco episódios que classificou como "os melhores" entre os 180 da série.

Na lista da Sony, o Top 5 é formado por "The Contest", "The Opposite", "The Betrayal", "The Soup Nazi",  e "The Parking Garage" (cito os títulos em inglês, como eles são mencionados na coleção de DVD).

Ainda na noite de segunda-feira, o humorista Beto Silva, fã da série, questionou algumas das escolhas da Sony em seu Twitter, dando início a um debate que varou a madrugada de terça-feira. É possível listar os cinco melhores episódios de Seinfeld?

Na minha opinião, "Seinfeld" é o melhor seriado de humor já realizado. Ao tentar escolher os meus cinco preferidos, me embananei totalmente, tantos são os episódios que gosto. Acabei fazendo seis listas, além da principal, com as minhas preferências.

Tentei destacar algumas características que sobressaem em "Seinfeld". Talvez o traço mais forte seja o humor absurdo, nonsense, que fez a fama do programa como "uma série sobre o nada". Outra marca é o humor de tradição judaica, que transpira em diversos episódios, em função da origem dos dois principais criadores, Jerry Seinfeld e Larry David. Este último, por sinal, inspirou a criação do personagem mais "errado", George Costanza, a quem também dedico uma lista com cinco episódios de minha preferência.

"Seinfeld" também entrou para a história pela ousadia de vários de seus roteiros, pelo tom politicamente incorreto de inúmeras histórias e pela investigação sobre os encontros e desencontros da vida a dois numa grande cidade, como Nova York.

Apresento, então, as minhas listas, pedindo desculpas pela minha absoluta falta de poder de síntese e solicitando a ajuda do fã para tentar elaborar uma lista definitiva.

Top 5
1.  The Contest (foto): Os quatro protagonistas fazem uma aposta: ganha quem aguentar mais tempo sem se masturbar. A palavra "masturbação" não é citada nenhuma vez no episódio (temporada 4).
2.  The Raincoats: Jerry é flagrado beijando uma garota durante a sessão do filme "A Lista de Schindler" (temporada 5).
3. The Marine Biologist: George se faz passar por um biólogo marinho para namorar uma moça. Tem um dos finais mais engraçados de toda a série (temporada 5).
4.  The Soup Nazi: Um cozinheiro tirano escolhe quem pode e quem não pode comprar a sua sopa (temporada 7).
5. The Betrayal: Narrado integralmente de trás para frente, começa com a presença de Elaine, Jerry e George no casamento de Sue Ellen Mischke na Índia (temporada 9).


Top 5 – Nonsense

1. The Library: A biblioteca do colégio cobra de Jerry um livro não devolvido em 1971. Com Philip Baker Hall no papel de Mr. Bookman (temporada 3).
2.  The Implant (foto): Jerry pede a ajuda de Elaine para descobrir se os seios de sua namorada são naturais ou tem silicone (temporada 4).
3. The Smelly Car: Jerry decide vender seu carro depois de fazer tudo que era possível para tirar o cheiro deixado por um manobrista de restaurante (temporada 4).
4. The Opposite: George passa a fazer tudo diferente e as coisas começam a dar certo para ele, enquanto tudo começa a dar errado para Elaine (temporada 5).
5. The Bizarro Jerry: Os amigos do namorado de Elaine são versões complementares de Jerry, George e Kramer (temporada 8).

Top 5 – Humor judaico
1.  The Pony Remark: Num jantar de família, Jerry diz não gostar de pessoas que tiveram pôneis na infância (temporada 2)
2. The Pen: Em visita aos pais, na Flórida, Jerry aceita um presente – uma caneta de astronauta – oferecido pelo vizinho. (temporada 3)
3. The Wallet: Jerry mente para os pais sobre o relógio que ganhou deles e jogou fora. Morty acha que sua carteira foi roubada no consultório médico. No episódio seguinte, "The Watch", Jerry tenta recomprar de Tio Leo, que o achou no lixo, o relógio que ganhou dos pais  (temporada 4).
4. The Cadillac (dois episódios, foto). Jerry presenteia o pai com um carro, abrindo uma crise no condomínio em Miami (temporada 7).
5. The Yada Yada: O dentista de Jerry, Tim Whatley se converte ao judaísmo e começa a contar piadas de judeu, o que deixa o comediante enfurecido (temporada 8).


Top 5 – George
1. The Note:
George fica excitado ao fazer massagem com um homem e passa a questionar a sua sexualidade. (Temporada 3)
2.  The Gymnast: George é flagrado pela mãe da namorada tirando comida do lixo e comendo (temporada 6).
3. The Abstinence: George fica inteligente quando sua namorada, doente, para de transar com ele (temporada 8).
4. The Nap (foto): George manda construir um dispositivo em sua mesa que permite a ele tirar um cochilo depois do almoço sem ser visto pelo chefe (temporada 8).
5. The Strike: George e sua família comemoram o "Festivus", uma data repleta de simbologias (temporada 9).


Top 5 – Politicamente incorreto

1. The Bubble Boy (foto): Jerry vai visitar uma criança que vive numa bolha e George acaba brigando com o menino (temporada 4).
2. The Outing: Por uma série de mal-entendidos, uma repórter escreve que Jerry e George formam um casal gay, deixando-os desesperados. "Não que exista algo errado nisso", repetem (temporada 4).
3.  The English Patient: Elaine choca todo mundo, inclusive seu chefe, ao dizer que acha o filme "O Paciente Inglês" uma chatice (temporada 8).
4.  The Summer of George: Elaine é perseguida por uma colega de firma depois de observar que ela não mexe os braços ao andar (com Raquel Welch, temporada 8).
5. The Puerto Rico Day: O quarteto fica preso dentro do carro durante a comemoração do dia dos porto-riquenhos em Nova York (temporada 9).

Top 5 – Ousadia
1. The Chinese Restaurant (foto): Jerry, Elaine e George passam o episódio inteiro esperando uma mesa num restaurante chinês (temporada 2)
2.  The Parking Garage: Depois de comprar um ar-condicionado, Jerry, George, Elaine e Kramer passam o episódio inteiro procurando o carro no estacionamento do shopping (temporada 3).
3. The Subway: A partir de uma viagem de metrô, os quatro personagens vivem diferentes histórias fortuitas (temporada 3).
4. The Junior Mint: Jerry esquece o nome da namorada. Só se recorda que é algo que rima com uma parte do corpo feminino (temporada 4).
5. The Hamptons: Depois de tirar a sunga molhada, George é flagrado nu por uma mulher e passa o episódio tentando explicar o "encolhimento" (temporada 5)

Top 5 – Vida a dois
1. The Deal: Jerry e Elaine estabelecem uma série de regras para voltarem a transar sem se comprometerem num relacionamento sério (temporada 2).
2.  The Nose Job (foto): George convence a namorada a fazer uma operação plástica no nariz (temporada 3).
3.  The Mango: Jerry fica atormentado ao saber que Elaine fingiu orgasmos quando eles namoraram (temporada 5).
4.  The Wife: Jerry deixa a namorada se passar por esposa para conseguir um desconto na lavanderia (temporada 5).
5. The Doll:
George enlouquece ao descobrir que sua noiva, Susan, tem uma boneca que parece com sua mãe (temporada 7).

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.