Piada de economista: saiba se você é marxista, keynesiano ou liberal
Integrante do Centro Acadêmico do Instituto de Economia da Unicamp, Diego Santiago Ortiz Lopez vestia esta camiseta na sexta-feira, 17 de dezembro. Ele era um dos jovens que ajudaram a lotar o acanhado auditório da faculdade, para assistir a defesa da tese de doutorado do senador Aloizio Mercadante.
A camiseta propõe um "método" para classificar ideologicamente os economistas. E brinca com três ícones do pensamento econômico – Adam Smith, John Maynard Keynes e Karl Marx. A primeira pergunta é: "Você considera o capitalismo injusto?" E a segunda, seja para quem respondeu "sim" ou "não", é: "Você tem certeza disso?"
Se você respondeu "sim" às duas perguntas, você é marxista. Se respondeu "sim" ou "não" à primeira pergunta, mas não tem certeza da resposta, você é keynesiano. E se não considera o capitalismo injusto, você é um liberal, como Adam Smith.
Enquanto aguardava o início da defesa, Diego, que está concluindo o segundo ano de Economia, era alvo da curiosidade dos professores e os questionava sobre as suas preferências. Provocado, um professor disse: "Sempre respondi 'sim'. Pode ler tudo que já publiquei", desafiou. Diego ficou sem argumentos: "Nunca li o que você escreveu", respondeu o aluno.
Sobre o evento na Unicamp, escrevi o texto Delfim Netto critica "exageros" de Mercadante em defesa de tese sobre o governo Lula, publicado sexta-feira no UOL Notícias.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.