Topo

Discovery exibe documentário alarmista sobre o Rio de Janeiro

Mauricio Stycer

19/11/2010 08h12

"Cabe ao Rio de Janeiro mostrar que é capaz de cumprir as suas promessas", diz o narrador. "E uma coisa é certa", completa: "O mundo inteiro estará olhando". É neste clima, meio de desafio, meio de ameaça, que "Rio de Janeiro: segurança em jogo", um documentário do Discovery Channel, a ser exibido neste domingo, às 21h, apresenta a cidade que vai abrigar a final da Copa do Mundo de 2014 e será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Tráfico de drogas comandado das favelas ("há mais de 1.000", informa o programa), violência nos estádios, fronteiras mal vigiadas, milhares de quilômetros de litoral. Os riscos vêm de todos os lugares, por terra, ar e mar, e podem assumir diferentes feições. "Durante o evento, é um país que vai estar, sim, com grandes possibilidades de sofrer um atentado terrorista", diz um policial.

Aliás, das cerca de dez fontes entrevistadas apenas uma não é ligada às forças policiais ou ao aparato de segurança do Rio – "uma cidade mundialmente conhecida por sua beleza e violência", diz o programa. Todos os depoimentos repetem um mesmo ponto de vista, sem confrontação, sobre a violência endêmica na cidade e os riscos envolvidos nos grandes eventos que a aguardam.

Na esteira, talvez, do sucesso de "Tropa de Elite", o documentário do Discovery Channel consegue apresentar uma visão ainda mais limitada do problema da segurança carioca que o filme de José Padilha. Um olhar militar e policialesco, que exclui a possibilidade de compreensão e produz alarme.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.