Blog do Mauricio Stycer http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br Espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Sat, 22 Apr 2017 16:28:01 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Após constatar falta de originalidade, Globo muda logo de Conversa com Bial http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/21/apos-constatar-falta-de-originalidade-globo-muda-logo-de-conversa-com-bial/ http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/21/apos-constatar-falta-de-originalidade-globo-muda-logo-de-conversa-com-bial/#respond Fri, 21 Apr 2017 16:44:56 +0000 http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/?p=36148 A Globo divulgou nesta sexta-feira (21), em chamadas na sua programação, a nova logomarca (à dir.) de “Conversa com Bial”, talk show apresentado por Pedro Bial que está programado para estrear no próximo dia 1º de maio.

A logo original (esq.), divulgada no último dia 13, chamou a atenção pela sua semelhança com a marca de “Conversa com Roseann Kennedy”, da TV Brasil, um programa de entrevistas semanal, gravado em Brasília, exibido nacionalmente às segundas, às 21h30, na qual a jornalista recebe figuras conhecidas do mundo político.

A Globo disse ao blog no início desta semana ter havido uma “grande coincidência” e indicou que alteraria a logo do programa de Pedro Bial. Assim que a semelhança foi apontada, a emissora tirou do ar e do seu site todas as chamadas originais.

Abaixo, a nova chamada de “Conversa com Bial”, no qual é apresentada a nova logomarca do programa:



Veja também

Logomarca do talk show de Pedro Bial é idêntica à de atração da TV Brasil

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

]]>
0
Pesquisa mostra quem é o espectador de realities como BBB e MasterChef http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/21/pesquisa-mostra-quem-e-o-espectador-de-realities-como-bbb-e-masterchef/ http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/21/pesquisa-mostra-quem-e-o-espectador-de-realities-como-bbb-e-masterchef/#respond Fri, 21 Apr 2017 07:01:49 +0000 http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/?p=36137
O fã de reality shows é, em sua maioria, mulher, da classe C e tem mais de 35 anos. Essa é a síntese de uma pesquisa nacional da GfK, acompanhando a exibição de 11 realities no primeiro trimestre de 2017.

A pesquisa levou em consideração 237 episódios de 11 programas classificados como reality show exibidos na TV aberta no primeiro trimestre de 2017 – o “BBB”, claro, foi a principal atração no período analisado. A lista inclui, ainda, competições gastronômicas, como “MasterChef”, e programas policiais, como “Operação de Risco”, entre outros.

Os programas do gênero alcançaram 61,8 milhões de indivíduos no período, nas 15 regiões metropolitanas pesquisadas pela GfK.

Mulheres representam 57,3% do público, contra 42,7% de homens. Do ponto de vista sócio-econômico, o espectador de classe C representa a maioria, com 50,6% do total, seguido de espectadores das classes AB (27,4%) e DE (21,9%). Estes dados explicam o interesse do mercado publicitário por programas do gênero.

Por outro lado, é menos interessante para os anunciantes a informação de que a maior parte dos espectadores tem mais de 35 anos (55,2%). As demais faixas etárias são as seguintes: os de 34 a 25 anos representam 15,5%, 18 a 24 (12,6%), 12 a 17 (8,7%) e 4 a 11 (8,1%).

Em tempo: A imagem no alto do texto mostra um grupo de mulheres do fã-clube de Emilly, campeã do “BBB17”, diante da delegacia onde ela prestou depoimento após o fim do reality.

Veja também
Fãs brigam para provar quem gastou mais votando para Emilly vencer o “BBB”

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

]]>
0
Entrevista de Temer ao SBT vira especial após o “Programa Silvio Santos” http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/20/entrevista-de-temer-ao-sbt-vira-especial-apos-o-programa-silvio-santos/ http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/20/entrevista-de-temer-ao-sbt-vira-especial-apos-o-programa-silvio-santos/#respond Thu, 20 Apr 2017 20:14:41 +0000 http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/?p=36132

Novidade na programação do SBT neste domingo (23). A emissora vai exibir uma entrevista com o presidente Michel Temer assim que terminar o “Programa Silvio Santos”, à 0h. Trata-se da versão completa, com 39 minutos, da conversa de Temer com o jornalista Kennedy Alencar, exibida no “SBT Brasil” na última segunda-feira (17).

Por conta da novidade, o “Conexão Repórter”, apresentado por Roberto Cabrini, vai ao ar mais tarde, depois da exibição da entrevista.

É a primeira vez que uma entrevista deste porte, exibida originalmente em um telejornal, ganha o status de programa especial no SBT. A emissora não tem nenhum programa de entrevistas do gênero em sua grade.

O SBT diz que a decisão de exibir a entrevista na íntegra foi tomada em função da boa repercussão dos trechos exibidos no telejornal e da existência de material inédito que merecia ser visto.

Na última quarta-feira (26), a Polícia Federal deflagrou uma operação para apurar suspeitas de pagamento de propina e lavagem de dinheiro na venda do Banco PanAmericano, que pertencia a Silvio Santos.

Veja também
Não é uma delação qualquer que vai parar o país, diz Temer sobre Odebrecht
PF investiga compra do Banco Pan pela Caixa Econômica e pelo BTG Pactual

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

]]>
0
Novela é um gênero imutável? Precisa mesmo ser previsível? http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/20/novela-e-um-genero-imutavel-precisa-mesmo-ser-previsivel/ http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/20/novela-e-um-genero-imutavel-precisa-mesmo-ser-previsivel/#respond Thu, 20 Apr 2017 08:01:16 +0000 http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/?p=36113
Quem assiste “Novo Mundo” desde o início, em 22 de março, sabia ou tinha como intuir que o amor entre Joaquim (Chay Suede) e Anna (Isabelle Drummond) sofreria um baque, em algum momento da história, com a revelação de que o mocinho era casado com Elvira (Ingrid Guimarães).

E quando a atriz portuguesa se afeiçoou pelo bebê, órfão de pai e mãe, deixado na taverna de Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva), foi fácil imaginar que Elvira, em algum momento, atribuiria a paternidade da criança a Joaquim.

Com a ajuda do vilão Thomas (Gabriel Braga Nunes), estes dois fatos ocorreram, finalmente, no 25º capítulo de “Novo Mundo”, exibido nesta quarta-feira (19). E não surpreenderam ninguém. A partir de agora, vamos acompanhar as peripécias de Joaquim para provar a Anna que foi enganado por Elvira e torcer para que ele descubra que não é pai da criança, como diz a atriz.

Gosto de “Novo Mundo” e acho bom o texto de Thereza Falcao e Alessandro Marson. Mas uma vez que a trajetória dos personagens históricos, como Dom Pedro e Leopoldina, já é conhecida, não seria o caso de procurar surpreender mais com o drama dos mocinhos?

É da tradição do folhetim, gênero do século 19 ao qual a telenovela paga tributo, a criação de situações deste tipo, construídas passo a passo, oferecendo ao espectador o prazer de adivinhar ou imaginar o que vai acontecer em seguida. Sempre foi assim.

Mas eu me pergunto se hoje, com tantas opções de boas séries ao seu alcance, com histórias engenhosas e surpreendentes, o espectador ainda se encanta ou tem prazer de ver um enredo se desenrolar exatamente como ele imaginou.

Muita gente defende que a novela é um gênero imutável. Tenho dúvidas. Estou aqui pensando alto, com muito mais dúvidas do que certezas. E aberto a ouvir opiniões sobre isso.

Suspeito que hoje em dia, confrontado com histórias que o desafiam e “enganam” a cada capítulo, como ocorre em qualquer boa série, o público tenha menos paciência com novelas que apostam neste modelo tradicional, em que o enredo vai se revelando exatamente como imaginamos.

É claro que nem todas as novelas atuais se subordinam a esse padrão. É nítido o esforço de vários autores em criar histórias ágeis, com rumos inesperados e situações não imaginadas pelo espectador.

“Avenida Brasil”, de João Emanuel Carneiro, é o primeiro exemplo sempre lembrado de novela adaptada aos dias atuais – ágil, repleta de ganchos e mudanças de rumo. Aguinaldo Silva é outro autor nitidamente preocupado em não deixar que o espectador preveja os passos de suas histórias.

Muitas novelas, de diversos autores, nos últimos anos, conseguiram isso. Cito uma, atualmente no ar: “Rock Story”, a trama das 19h30 da Globo.

Maria Helena Nascimento tem obtido êxito em fazer esta comédia romântica avançar com surpresas o tempo todo. É verdade que, em alguns momentos, apelou a truques muito batidos, como a falsa gravidez de Diana (Alinne Moraes), ou a tramas estapafúrdias, como a da secretária, Nanda (Kizi Vaz), que causou a separação de Gordo (Herson Capri) e Eva (Alexandra Richter).

Mas, nesta altura do campeonato, prefiro uma trama absurda em meio a uma boa novela do que uma previsível.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

]]>
0
Sem pauta, Gugu mantém quíntuplos de 2 anos por 100 minutos no palco http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/20/sem-pauta-gugu-mantem-quintuplos-de-2-anos-por-100-minutos-no-palco/ http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/20/sem-pauta-gugu-mantem-quintuplos-de-2-anos-por-100-minutos-no-palco/#respond Thu, 20 Apr 2017 04:02:31 +0000 http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/?p=36124
Gugu Liberato tem acompanhado, desde 2015, a saga de Karina Barbara Barreira e João Biagi Júnior, pais de quíntuplos, que moram em Santos. Num sinal de que agradam à audiência e aos patrocinadores, as crianças, agora com 2 anos, já apareceram três vezes em seu programa. E nesta quarta-feira (19), possivelmente, bateram todos os recordes de permanência num palco – foram 100 minutos de exploração do assunto.

Gugu ofereceu à família uma reforma da casa em que vivem. E o programa serviu para entregar o presente. A questão é que, ao invés de ir ao local, em Santos, o apresentador trouxe a família inteira para o palco, em São Paulo, e enviou uma repórter para o imóvel.

Antes de exibir ao vivo cada ambiente (sala, quartos, banheiro, cozinha etc), o apresentador fazia um pouco de mistério e, em seguida, mostrava a reação dos pais. Dava pra resolver tudo em 20 minutos, mas durou cinco vezes mais. Não sei se foi falta de outras pautas ou crença no poder dos quíntuplos em render pontos no Ibope, mas a exploração do assunto torturou os espectadores.

Além da ação assistencialista, Gugu prometeu a presença de Ludmila. A cantora surgiu no palco 50 minutos depois de iniciado o programa, às 23h30, e cantou uma única música. Foi, então, retida em cena para acompanhar ao lado do apresentador a entrega da casa reformada para a família dos quíntuplos. Ludmila cantou ainda uma segunda música depois da meia-noite e uma terceira enquanto corriam os créditos de encerramento.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

]]>
0
Logomarca do talk show de Pedro Bial é idêntica à de atração da TV Brasil http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/19/logomarca-do-talk-show-de-pedro-bial-e-identica-a-de-atracao-da-tv-brasil/ http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/19/logomarca-do-talk-show-de-pedro-bial-e-identica-a-de-atracao-da-tv-brasil/#respond Wed, 19 Apr 2017 09:01:25 +0000 http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/?p=36080 Previsto desde agosto de 2016, o talk show comandado por Pedro Bial na Globo só definiu agora em abril o seu título (“Conversa com Bial”) e a data de estreia (1º de maio). Uma primeira chamada sobre a nova atração foi divulgada no último dia 13 – e aí começaram os problemas.

Tanto o título quanto a logomarca lembram muito o de uma atração lançada em março, pela TV Brasil: “Conversa com Roseann Kennedy”. Trata-se de um programa de entrevistas semanal, gravado em Brasília, exibido nacionalmente às segundas, às 21h30, na qual a jornalista recebe figuras conhecidas do mundo político.

Procurada na segunda-feira (17), a Globo informou inicialmente que “houve uma grande coincidência”. Ainda segundo a emissora: “Os nomes de todos os nossos programas são objeto de uma pesquisa prévia. Nela, não encontramos nenhum registro nem objeção a esse”.

Depois que consultei a emissora, a chamada foi tirada da página da Globo no You Tube (ela pode ser vista aqui).

Nesta terça-feira (18), voltei a questionar a Globo para saber se alguma coisa seria feita a respeito. No início da noite, a resposta foi que está “avaliando o assunto”.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

]]>
0
Com brincadeiras pesadas, Silvio Santos perde a graça e fica inconveniente http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/19/com-brincadeiras-pesadas-silvio-santos-perde-a-graca-e-fica-inconveniente/ http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/19/com-brincadeiras-pesadas-silvio-santos-perde-a-graca-e-fica-inconveniente/#respond Wed, 19 Apr 2017 07:01:09 +0000 http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/?p=36096

Comentários recentes, no Troféu Imprensa e em seu programa, mostram um Silvio Santos mais ácido do que de costume. São apenas brincadeiras. É verdade. Mas pesadas, eventualmente preconceituosas e inconvenientes. Comento o assunto no UOL Vê TV (veja no vídeo acima).

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

]]>
0
“Power Couple” é um parque de diversões para adultos sem medo do ridículo http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/19/power-couple-e-um-parque-de-diversoes-para-adultos-sem-medo-do-ridiculo/ http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/19/power-couple-e-um-parque-de-diversoes-para-adultos-sem-medo-do-ridiculo/#respond Wed, 19 Apr 2017 03:55:31 +0000 http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/?p=36094

Já na apresentação dos 11 casais selecionados para a segunda edição do “Power Couple” foi possível notar que vem muita diversão por aí. “Não tenho problema com confinamento. Já passei por confinamentos bem piores”, avisou Rafael Ilha, fazendo piada com as prisões e internações para reabilitação que tem no currículo.

“Lorena é um trem desgovernado”, informou Diego Cristo, como a se a gente não soubesse o que a sua mulher, grande personagem da “Fazenda 7”, é capaz de fazer. “Estamos confinados um com o outro”, definiu Nasser sobre Andressa, casal-símbolo do “BBB13”.

“Vinte anos de desafinidades”, disse Sylvinho Blau Blau sobre o seu casamento. “Já começou errando. São 21”, corrigiu Ana Paula. Quando o músico disse que ela tinha chances de ganhar o programa, foi corrigido novamente: “Só se você for embora pra casa e me deixar sozinha”.

Como não se divertir? Regiane Cesnique chamou o marido, Fábio Villaverde, de “retardado”. Marcelo Ié Ié disse sobre o conteúdo da bolsa da mulher, Julia Zangrandi: “Ela usa 1% da bolsa dela. O resto é tralha”.

Com mais participantes (11 casais em vez dos oito da primeira edição), a Record aposta em uma maior duração do reality, com exibição às terças e quintas. O apresentador Roberto Justus foi mantido e segue no mesmo ritmo, didático e pouco à vontade em meio à confusão – o que também é sempre engraçado.

A primeira prova da temporada mostrou que a área de criação segue com o sadismo afiado – as mulheres tinham sete minutos para trocar a resistência de um chuveiro. Já os homens tiveram dois minutos para identificar, dentro de um carro girando, os objetos que suas mulheres usam na bolsa.

“Power Couple”, enfim, começou muito bem. Um parque de diversões para adultos sem vergonha de passar ridículo e com coragem para pagar os maiores micos. Bem dirigido, não tem como dar errado.

Veja também
Com Ratinho e filme, SBT deixa “Power Couple”, da Record, em 3º no ibope

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

]]>
0
Não foi censura, diz Record sobre comentário que levou Xuxa a reclamar no ar http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/18/nao-foi-censura-diz-record-sobre-comentario-que-levou-xuxa-a-reclamar-no-ar/ http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/18/nao-foi-censura-diz-record-sobre-comentario-que-levou-xuxa-a-reclamar-no-ar/#respond Tue, 18 Apr 2017 20:48:16 +0000 http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/?p=36089

O terceiro episódio de “Dancing Brasil”, exibido na noite de segunda-feira (17), ficou marcado por uma reclamação ao vivo de Xuxa: “Deixa eu falar, diretor! Pelo amor de Deus! Tá bom demais”, disse ela, empolgada com uma apresentação recém-concluída da atriz Maytê Piragibe.

O que Xuxa teria ouvido no ponto eletrônico que a levou a fazer este protesto? Não se sabe. Mas como o desabafo ocorreu pouco depois de a apresentadora exclamar “Nossa senhora!”, houve quem suspeitasse de censura de cunho religioso por parte da Record, cujo dono é fundador da Universal, uma igreja evangélica. A Record nega com veemência que tenha ocorrido qualquer tipo de censura a Xuxa.

A emissora entendeu o caso como um desabafo normal em programa ao vivo, como tantos que Faustão, por exemplo faz em seu “Domingão”.

É mais provável que a apresentadora tenha ouvido um pedido do diretor para que seguisse o roteiro e falasse menos, de forma a manter o programa dentro do horário previsto. Ainda havia vários números para exibir, além de uma explicação sobre a situação da atriz Juliana Silveira, que fraturou dois ossos.

Exibido entre das 22h36 à 0h17, “Dancing Brasil” deixou a Record em terceiro lugar em São Paulo, com média de 5 pontos. A emissora festejou o bom resultado no Rio, onde o programa marcou média de 9 pontos e assegurou a vice-liderança, à frente do SBT.

Veja também
Xuxa reclama ao vivo durante “Dancing Brasil”: “Deixa eu falar, diretor!”
5 razões para assistir a “Dancing Brasil”, nova aposta da Record para Xuxa
Xuxa quase se esquece que é Xuxa em estreia de “Dancing Brasil”
Britto Jr. diz que foi “censurado e boicotado” pelo diretor da “Fazenda”

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

]]>
0
Xuxa reclama ao vivo durante “Dancing Brasil”: “Deixa eu falar, diretor!” http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/17/xuxa-reclama-ao-vivo-durante-dancing-brasil-deixa-eu-falar-diretor/ http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/04/17/xuxa-reclama-ao-vivo-durante-dancing-brasil-deixa-eu-falar-diretor/#respond Tue, 18 Apr 2017 02:36:13 +0000 http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/?p=36060

Um breve incidente chamou a atenção de quem assistia ao terceiro episódio de “Dancing Brasil” na noite desta segunda-feira (17), na Record. Empolgada com uma apresentação recém-concluída da atriz Maytê Piragibe, Xuxa exclamou: “Nossa senhora!” O espectador não soube o que foi dito em seu ponto eletrônico, mas a apresentadora reagiu rapidamente, com um desabafo em tom infantil: “Deixa eu falar, diretor! Pelo amor de Deus! Tá bom demais”. O diretor do programa é Rodrigo Carelli, responsável também pelos realities “A Fazenda” e “Power Couple”.

O programa teve como tema números de filmes musicais famosos. A própria Xuxa dançou na abertura uma versão de “Dancing Queen”, do Abba, que ganhou fama no filme “Mamma Mia!” (veja abaixo).

Bastante animada e feliz, Xuxa não se conteve em vários outros momentos. “A Broadway é aqui na Record”, gritou, antes de puxar um coro de “gostosa” para a jornalista Fabiola Gadelha, que dançou uma música do filme “Hairspray”.

A atriz Juliana Silveira explicou o acidente que a impediu de participar do programa – uma torção, ocorrida uma semana antes, causou uma pequena fratura em dois ossos e um estiramento muscular. Sergio Marone informou que, de acordo com o regulamento do formato, nenhum participante pode ficar afastado mais de uma semana. Assim, se Juliana não puder voltar semana que vem, será eliminada.

O candidato eliminado da noite foi o sertanejo Guilherme.

Veja também
5 razões para assistir a “Dancing Brasil”, nova aposta da Record para Xuxa
Xuxa quase se esquece que é Xuxa em estreia de “Dancing Brasil”
Britto Jr. diz que foi “censurado e boicotado” pelo diretor da “Fazenda”

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

]]>
0