Topo

Gazeta cancela programa de Ronald Rios após 16 episódios

Mauricio Stycer

18/07/2016 12h28

ronaldriosasemanaLançado em março, dentro da chamada "faixa jovem" da TV Gazeta, o programa "A Semana, com Ronald Rios" foi cancelado, de forma abrupta, depois de apenas 16 episódios exibidos.

Inspirado em "Last Week Tonight, with John Oliver", da HBO, "A Semana" ia ao ar às sextas-feiras, às 22h30, e apresentava um resumo, bem-humorado, do noticiário dos dias anteriores.

Ronald afirma ter sido informado que o cancelamento do programa deveu-se à proximidade das eleições, em outubro. Segundo ele, também foi dito que parte da direção da emissora, controlada pela Fundação Cásper Líbero, não gostava da atração.

Nos bastidores, porém, a causa do cancelamento é creditada à exibição de um quadro de humor sobre a Record com menções a Edir Macedo, proprietário da emissora e líder da Igreja Universal. Como faz com outras emissoras, a igreja compra horários na programação da Gazeta.

Consultada pelo blog, a emissora afirma que a única razão para o cancelamento do programa de Ronald é "o término do contrato". Todos os vídeos do programa, disponíveis no site da emissora e no You Tube, foram retirados do ar.

Ex-repórter do "CQC", da Band, Ronald chegou à Gazeta em janeiro. Primeiro, apresentou "Histórias do Rap", um programa em seis episódios de caráter documental. Antes mesmo do cancelamento de "A Semana", o apresentador já negociava com canais pagos a realização de dois outros projetos.

"A gente tinha 99% de liberdade na Gazeta. Mesmo tendo um diretor da TV que é fã do Bolsonaro. Até fiquei surpreso pelo tempo que ficamos no ar", diz Ronald. "Não tenho nenhuma mágoa pelo que aconteceu".

Em tempo ("full disclosure"): Fui entrevistado por Ronald em "A Semana" por ocasião do lançamento do livro "Adeus, controle remoto", em 3 de junho.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.