Topo

Na nona semana, Ibope de “Dez Mandamentos” supera o recorde da estreia

Mauricio Stycer

06/06/2016 17h12

DezMandamentosgrafico9semanas
Apesar de toda a hesitação e improvisação da Record, "Os Dez Mandamentos – Nova Temporada" pode ser considerado um projeto bem-sucedido. Faltando três semanas para terminar, a continuação do maior sucesso da emissora em muitos anos mostra uma curva ascendente em São Paulo, segundo dados do Ibope.

Nesta última semana (entre 30 de maio e 3 de junho), a novela alcançou o seu melhor resultado, com média de 16,32 pontos, superior mesmo ao da semana de estreia, quando registrou média de 16,12.

Os números mostram que ao longo destas nove semanas de exibição a novela registrou audiência relativamente estável, em torno de 15 pontos. Apenas em uma semana, por conta do feriado de Tiradentes numa quinta-feira, o folhetim marcou média inferior a 14 pontos.

Nestas próximas três semanas, tudo leva a crer, o Ibope deve subir mais. Dois embates importantes estão previstos para esta reta final. No mais esperado deles, a terra se abrirá e engolirá o vilão Corá (Victor Hugo) e seus seguidores.

Uma última observação sobre estes números. "Dez Mandamentos" estreou em março de 2015 e terminou em novembro. Começou com média semanal de 12 pontos e acabou com média de 20 pontos. É um desempenho espetacular. No início de abril de 2016, estreou "Dez Mandamentos – Nova Temporada". Quem acompanha sabe que este título é um golpe de marketing. Porque não se trata de uma nova temporada, mas de uma simples continuação, cronológica, da história, com os mesmos personagens.

Tenho argumentado, por este motivo, que considero errado comparar o início da primeira "temporada" com o início da segunda. O correto, na minha opinião, é comparar o final da novela com o seu reinício. Ou seja, por este ponto de vista, caiu de uma média de 20 para 15.

Este é um caso novo, sem muitos precedentes no Brasil. Atualmente, a situação mais próxima disso é "Malhação". Mas no caso da novela adolescente da Globo, de fato, trata-se de nova temporada, com novo elenco e novos autores.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.