Topo

Colunista de site de fofocas é o novo vilão preferido de autores de novelas

Mauricio Stycer

23/04/2016 12h16

totalmentedemaisyasminAutores de novelas não gostam muito de jornalistas, especialmente daqueles dedicados ao universo das celebridades. Na era do jornalismo da internet, um novo tipo se tornou o vilão preferido – o colunista de sites de fofocas.

imperioteorobertaoO Téo Pereira de "Império" (2014), criado por Aguinaldo Silva e interpretado por Paulo Betti, é um símbolo desta repulsa – o jornalista mau caráter e chantagista, que usa o seu site não para informar, mas para promover maldades.

Agora, em "Totalmente Demais", o tipo ressurgiu na pele de Lorena (Adriana Birolli). O perfil é bem semelhante ao de Téo: a jornalista usa o seu site para promover vinganças pessoais, chantagear personagens e criar intrigas.

totalmentedemaislorenaNo capítulo desta sexta-feira (22), Carolina (Juliana Paes) enviou fotos comprometedoras de Eliza (Marina Ruy Barbosa) para Yasmin (Vanessa Pascale), assistente de Lorena. Ao ver a jornalista olhando as fotos no telefone, Lorena pergunta: "Que cara é essa?" E Yasmin responde: "Cara de quem vai bater todas as metas de acesso do site".

Teo Pereira também sempre repetia este discurso quando publicava alguma fofoca: "Cliques!", dizia, extasiado.

Não sei se jornalistas de fofoca têm metas de acesso. Nunca ouvi falar. Em todo caso, mesmo que tenham, é curioso ver esta crítica aparecer em novelas, que têm metas de audiência e fazem tudo por Ibope. Digamos que é o roto falando do esfarrapado.

Veja também
Totalmente Demais deixa conto de fadas de lado e aposta em tramas soturnas

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.