Topo

Crime de Carminha em “Avenida Brasil” é lembrado em “A Regra do Jogo”

Mauricio Stycer

11/10/2015 00h56

regradojogotoiabarcoUma cena de "A Regra do Jogo" exibida na noite deste sábado (10) lembrou muito uma outra, bem marcante, de "Avenida Brasil". Também a trilha incidental usada na sequência lembrou uma que era utilizada na outra novela.

A tentativa de matar Tóia (Vanessa Giácomo), como muita gente notou, foi praticamente idêntica a uma sequência exibida na reta final da novela anterior do autor. A mando de Zé Maria (Tony Ramos), um comparsa dopa a mocinha dentro de um barco e, em seguida, afunda a embarcação, deixando Toia presa e apagada lá dentro (imagem no alto).

avenidabrasilcarminhamaxQuem não se lembra? Depois de Max (Marcello Novaes) ameaçar falar toda a verdade sobre Carminha (Adriana Esteves) para Tufão (Murilo Benício), a vilã resolve se livrar do velho amante. Ela dopa o amado dentro de um barco e deixa que Lúcio (Emiliano D´Avila), com um machado, afunde o iate do malandro. "Eu te amo, Max. Te amo muito. Me perdoa", diz Carminha para o amante, desacordado, sem saber que ele seria salvo por Lucinda (Vera Holtz).

Como ambas as novelas são de João Emanuel Carneiro não dá para falar em plágio. Auto-referência, homenagem aos fãs de seu maior sucesso ou falta de imaginação?

Agradeço ao leitor Mr. Novela por me chamar a atenção para a cena.

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.