Topo

Chamada “bélica” da Copa do Brasil mostra como a Globo gosta do “mata-mata”

Mauricio Stycer

30/09/2015 05h01

copadobrasilchamadatanque

Uma mensagem promocional da Globo convidando o espectador a acompanhar as quartas-de-final da Copa do Brasil tem chamado a atenção. Protagonizada pelos narradores Cleber Machado e Luis Roberto, ela conta com caprichados efeitos de computação gráfica e um texto que associa a competição a uma disputa bélica.

"A Copa do Brasil não é para os fracos", informa. "A partir da próxima quarta (23), o mata-mata impiedoso está de volta. Quem vai sair vitorioso do campo de batalha?", perguntam os narradores em meio a imagens de tanques e desmoronamentos.

Ao enfatizar tanto a emoção envolvida no mata-mata, a Globo está sugerindo, mesmo que de forma não intencional, que a outra competição que exibe, o Brasileiro, não tem a mesma adrenalina.

Embora tente se esquivar desta discussão, a emissora parece sinalizar que gostaria de ver o principal campeonato nacional também disputado no formato de mata-mata. Supostamente, as disputas neste modelo atrairiam mais a atenção do espectador – e, logo, poderiam aumentar a audiência.

É o tudo ou nada, como diz a mensagem sobre a Copa do Brasil. "Cuidado, basta um passo em falso e todo o esforço feito pra chegar até aqui pode desmoronar."

Veja a chamada:

Este texto foi publicado originalmente no blog UOL Esporte Vê TV.

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.