Topo

Fogaça dá uma rara aula de culinária no “MasterChef”

Mauricio Stycer

26/08/2015 01h45

mastercheffogaca2Em competições de gastronomia na televisão, divertir o espectador é muito mais importante do que ensinar a cozinhar. No "MasterChef", eventualmente, cozinheiros famosos, convidados da produção, dão algumas dicas aos candidatos. Mas o trio de jurados muito raramente mostra o próprio talento.

É uma situação estranha. Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça vão completar duas temporadas à frente do programa, dando juízos a respeito dos esforços dos participantes, mas sem mostrar para o público o que sabem fazer melhor. Com exceção de quem já teve a oportunidade de frequentar algum restaurante comandado por eles, a maioria dos espectadores não faz ideia de como são na cozinha.

Nesta terça-feira (25), Fogaça deu uma rara – e interessante – aula de culinária. Reproduzir um prato de sua autoria foi a prova principal da noite. Com algum didatismo, ele explicou aos candidatos e ao público como preparar a iguaria. É uma situação que poderia ocorrer com maior frequência no "MasterChef Brasil".

A aula de Fogaça pode ser vista nos primeiros cinco minutos do vídeo abaixo.

Em tempo: Jiang mais uma vez deu show de carisma no programa. Ensinou tai chi chuan (veja abaixo) em meio a uma prova, respondeu com humor às provocações de Jacquin e, como sempre, trocou letras ao falar português. Vai ser difícil esquecer do momento em que falou "pulê" em vez de purê.

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.