Topo

“Revista matinal” típica, “Melhor Pra Você” estreia com cara de velho

Mauricio Stycer

25/05/2015 11h57

Desalojados do comando do "Hoje em Dia" , na Record, em dezembro do ano passado, Celso Zucatelli (com o cão Paçoca) e Edu Guedes se transferiram para a RedeTV!, onde estrearam nesta segunda-feira (25) um programa idêntico ao que apresentavam antes.

Não se trata, porém, de uma cópia, mas de um modelo que se repete, sem preocupação com novidades, há décadas — um "programa radiofônico", como bem observou, a certa altura, o próprio Zuca, como é chamado pelos companheiros.

No lugar de Chris Flores, que preferiu não sair, Mariana Leão, que também atuava no "Hoje em Dia", completa o trio de apresentadores na nova casa. De mãos dadas, os três agradeceram publicamente à emissora que os dispensou e Zucatelli observou: "Tenho certeza que tem muita gente lá (na Record) torcendo pela gente".

De olho no interesse comercial que esse tipo de "revista matinal" na TV provoca, a RedeTV! se esforçou para deixar a nova atração com cara de velha. Tirando o terraço, onde Zucatelli, Edu e Mariana começaram o programa, é tudo muito parecido com o que já faziam antes na concorrência

Os convidados da estreia dão uma boa ideia desta intenção de provocar o mínimo de surpresas: Ronie Von, Carlos Alberto de Nóbrega, Juca Chaves, Palmirinha e a dupla Rionegro & Solimões. Sem contar uma participação especial do sempre animado (e espaçoso) João Kleber, cujo programa matinal, "Você na TV", foi transferido para às 17h por conta da estreia da nova atração.

"Deslumbrado" com o cenário do programa, Ronie Von ficou quase uma hora no estúdio elogiando os apresentadores. "Pra onde a gente vai, a gente leva o nosso povinho", disse, incentivando o trio.

Nóbrega deu entrevista ao vivo, de dentro de um helicóptero. Juca Chaves falou sobre adoção de crianças, seu tema preferido nos últimos anos. Luciano Faccioli mostrou (mas não comeu) uma coxinha de um quilo.

Tirando intermináveis VTs e links ao vivo com elogios e votos de sucesso ao novo programa, a primeira — e única — reportagem foi, como se poderia esperar, sobre o acidente com o avião que levava Luciano Huck, Angélica e filhos no Mato Grosso do Sul. "O piloto merece nossos aplausos", elogiou Zucatelli, assessorado por Ronie Von, que se disse especialista em aviação. "Aconteceu uma coisa dessas, por coincidência, com meu pai. Tiveram que pousar num canavial", contou.

O programa foi ao ar às 9h30, dez minutos antes do horário anunciado, e só terminou às 12h, sem nenhum intervalo, mas com meia dúzia de ações comerciais protagonizadas por Zucatelli e Edu. O presidente da emissora, Amilcare Dallevo Jr., apareceu no final para dizer que o Ibope no horário cresceu (a divulgação de números ao vivo não é permitida). Guedes, mais realista, disse que "a audiência vem com o tempo".

Em tempo: Dados prévios do Ibope indicam que "Melhor Pra Você" teve média de 1 ponto na Grande São Paulo, o que deixou a RedeTV! em sexto lugar, atrás de Globo (6), Record (4,8), SBT (4,3), Band (1,3) e Cultura (1,2). A audiência consolidada será divulgada nesta terça-feira (26).

Veja também
Com cão falante, reality e novos quadros, RedeTV! tenta bater "Hoje em Dia"
RedeTV! contra cinco ex-repórteres da Record para o "Melhor Pra Você"

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.