Topo

Na falta de uma ideia melhor, SBT recorre ao “atual” seriado “Chaves”

Mauricio Stycer

27/04/2015 11h58

A mais recente tentativa de diminuir a presença de "Chaves" na grade do SBT durou menos de um mês. A vítima da vez é a série "Patrulha Salvadora".

Nascida de uma costela de "Carrossel", "Patrulha Salvadora" foi exibida, originalmente, entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015. Em 30 de março, voltou ao ar, entre 19h30 e 19h20, "roubando" parte do tempo dedicado ao seriado mexicano. Os fãs de "Chaves" tiveram, então, que se contentar com apenas 25 minutos diários, entre 19h20 e 19h45.

A partir desta segunda-feira (27), "Chaves" recupera o espaço que tinha antes, de 75 minutos diários, entre 18h30 e 19h45, na programação da emissora. Tudo indica que a escalação de "Patrulha Salvadora" não teve o efeito desejado em matéria de audiência.

Para avisar o público sobre a volta de "Chaves" ao velho horário, o SBT está reexibindo uma antiga chamada, na qual diz: "Chaves 30 anos no ar sem deixar de ser atual" (veja abaixo). Na verdade, a emissora está querendo dizer: "A gente já tentou de tudo, mas nada supera a audiência do Chaves."

No ar no SBT desde agosto de 1984, "Chaves" já trocou de horário infinitas vezes nestes 30 anos e já foi tirado do ar em algumas ocasiões. A decisão de excluí-lo definitivamente da grade, porém, parece longe de acontecer. Ao contrário, sacar da programação um programa tão amado é uma decisão difícil.

Como disse recentemente Benedito Rui Barbosa, autor de "Pantanal", "o limite da criatividade do Silvio Santos chama-se Chaves".

Veja também
"Chaves" e SBT, tudo a ver
"Limite da criatividade do Silvio Santos chama-se Chaves", critica Benedito

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.