Topo

Sem a Globo, faixa das 20h30 volta a ser horário nobre de novelas

Mauricio Stycer

24/03/2015 05h00

DezMandamentos1Ao anunciar a sua programação para 2015, no início de fevereiro, a Record informou que iria mudar a sua grade para lançar "Os Dez Mandamentos" em uma nova faixa, a das 20h30.

chiquititasA decisão de colocar a sua superprodução bíblica no horário do "Jornal Nacional", e não no da novela das 21h15, pareceu inteligente. É uma oportunidade de oferecer realmente uma alternativa ao espectador. O SBT, com a novela infantil "Chiquititas", atende a uma outra parcela da audiência.

mileumanoitesAntes de a Record estrear "Os Dez Mandamentos" nesta segunda-feira (23), porém, a Band se antecipou com uma mesma ideia. No último dia 9, a emissora lançou "Mil e Uma Noites", uma novela turca, em 180 capítulos, lançada originalmente em 2007 e já exportada para uma dezena de países.

Assim, de uma hora para outra, a faixa das 20h30, que no passado era o horário da principal novela da Globo, é agora ocupada por três folhetins dos concorrentes. A faixa consagrada – e depois abandonada – pela líder de audiência voltou a ser "o" horário de novelas.

Somadas, nesta segunda-feira (23), as audiências de "Os Dez Mandamentos" (12,1), "Chiquititas"(12) e "Mil e Uma Noites" (3,2) superaram o "Jornal Nacional" (25,3) na Grande São Paulo, de acordo com dados consolidados do Ibope.

E, enquanto a Record evitou exibir sua novela no horário de "Babilônia", o SBT decidiu apostar exatamente na faixa das 21h15, desde o último dia 16, para reapresentar um dos seus maiores sucessos recentes, a infantil "Carrossel".

Sozinha, sem concorrência, mas com baixíssima audiência, a TV Brasil exibe, a partir das 23h, a novela angolana "Windeck".

O ano de 2015 assiste, desta forma, a uma situação de variedade que não ocorria há muito tempo: cinco emissoras diferentes exibindo novelas. Para quem gosta, incluindo as reprises, são 13 por dia, de quatro nacionalidades – além das brasileiras, a oferta inclui mexicanas, uma turca e uma angolana.

15h15: Maria Esperança (SBT)
16h15: Coração Indomável (SBT)
16h30: O Rei do Gado (Globo)
17h: A Feia Mais Bela (SBT)
17h45: Malhação (Globo)
18h25: Sete Vidas (Globo)
19h35: Alto Astral (Globo)
20h25: Mil e Uma Noites (Band)
20h30: Os Dez Mandamentos (Record)
20h30: Chiquititas (SBT)
21h15: Babilônia (Globo)
21h15: Carrossel (SBT)
23h: Windeck – Todos os Tons de Angola (TV Brasil)

Veja também
Ibope do Jornal Nacional "derrete" e marca 20 pontos
"Os Dez Mandamentos" é formal demais para uma novela, mesmo sendo bíblica

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.