Topo

“Limite da criatividade do Silvio Santos chama-se Chaves”, critica Benedito

Mauricio Stycer

23/03/2015 01h28

beneditoruybarbosa

Exibida entre janeiro e dezembro de 1990, "Pantanal" foi um dos maiores sucessos da história da Rede Manchete. Dezoito anos depois, entre junho de 2008 e janeiro de 2009, a novela ganhou uma reprise no SBT, com bons resultados no Ibope.

A reprise, porém, foi marcada por uma polêmica – uma ação judicial movida por Benedito Ruy Barbosa, autor da novela, contra o SBT, pedindo o pagamento de direitos autorais.

A emissora já venceu a ação em duas instâncias – a mais recente decisão judicial, como revelou o colunista Flavio Ricco, em 2014, levou Benedito a desistir do caso.

O autor de "Pantanal" conserva, porém, grande mágoa de Silvio Santos, como revelou neste domingo (22) em uma entrevista ao "Pânico", na Band. "Roubaram 'Pantanal', não me pagaram até hoje", disse Benedito aos humoristas do programa (Repórter Vesgo e Inconveniente) que o abordaram à saída do Prêmio Quem, no Rio.

"O limite da criatividade do Silvio Santos chama-se Chaves", disse o autor de "O Rei do Gado", "Terra Nostra", "Meu Pedacinho de Chão", entre tantas outras novelas.

Como já contou em outras ocasiões, Benedito lembrou que ofereceu o projeto de "Pantanal" primeiro para o SBT: "Levei para o Silvio Santos porque eu queria fazer no SBT. Ele não quis porque achou que podia ficar caro. Eu fiz na Manchete." Falando da reprise, concluiu: "Pra ele (Silvio) saiu de graça".

A entrevista pode ser vista abaixo (entre os minutos 5:30 e 7:15):

Benedito Ruy Barbosa faz revelação bombástica

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.