Topo

Mais do mesmo: Globo exibirá quatro concursos musicais licenciados em 2015

Mauricio Stycer

24/02/2015 05h01

IluminadosGlobo2
O sucesso do "The Voice Brasil", lançado pela Globo em setembro de 2012, deu impulso a uma nova onda de importação de formatos de concursos musicais, ou shows de talentos. Em abril de 2014, a emissora lançou o "SuperStar". Agora em fevereiro de 2015, foi a vez de estrear "Os Iluminados", dentro do "Domingão do Faustão".

Ainda este ano, além da quarta temporada do "The Voice" e da segunda do "SuperStar", a Globo vai lançar também o "The Voice Kids". Ou seja, este ano serão exibidos quatro concursos musicais "diferentes", todos baseados em formatos estrangeiros licenciados.

Na verdade, não são  nada diferentes. A essência de todas estas competições musicais é exatamente a mesma – a descoberta de "novos" talentos. É um princípio idêntico, inclusive, a vários outros concursos que, nos últimos 40 anos, foram exibidas na televisão brasileira.

"Os Iluminados" é uma versão de um formato turco, chamado "Keep Your Light Shining". Originalmente, é uma competição com 12 participantes, que ocorre ao longo de 13 semanas, com três jurados. Na adaptação da Globo, são sete candidatos por semana, ao longo de seis domingos, com dois jurados.

A estreia, neste domingo (22), ajudou o "Domingão do Faustão" a registrar a sua maior audiência no ano, média de 15,5 pontos na Grande São Paulo. Explicado de forma confusa ao público, o concurso mereceu dois esclarecimentos ao longo da tarde.

Primeiro, Faustão informou que, diferentemente do que estavam questionando alguns telespectadores, a disputa era ao vivo, e não gravada. Depois, coube ao cantor Sorocaba, um dos jurados ao lado de Ana Carolina, garantir que os candidatos não estavam fazendo playback.

TheVoice2014O "The Voice Kids" foi anunciado pela Globo esta semana. O concurso vai ser disputado por crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos. A emissora ainda não divulgou quando irá ao ar.

A segunda edição do "SuperStar" vai trocar dois jurados em relação ao primeiro programa. Saem Fábio Jr. e Dinho Ouro Preto, entram Paulo Ricardo e Thiaguinho. Ivete Sangalo permanece.

Sobre a quarta temporada do "The Voice Brasil" (imagem acima), que está assegurada, ainda há muita especulação sobre a troca, ou não, de um ou mais dos técnicos.

O curioso nesta onda da Globo por concursos musicais baseados em formatos estrangeiros é que, em abril de 2014, o diretor-geral da emissora, Carlos Henrique Schroder, anunciou a criação de cinco fóruns internos com o objetivo de discutir e propor novos programas.

Um dos fóruns, ele contou, é justamente dedicado à criação e desenvolvimento de novos formatos. "Estamos nos forçando um pouco a desenvolver formatos brasileiros. A gente vai muito atrás do mercado mundial e fica um pouco refém. Por que a gente, com a capacidade criativa gigantesca, não cria?", disse, na ocasião.


Veja também
. Novo quadro musical do "Domingão" agita redes sociais e agrada internautas
. Faustão bate recorde com comendador imitando Sidney Magal e novo reality musical
. Flavio Ricco: "The Voice Brasil" vai trocar os jurados em 2015
. Globo sofre críticas por mudanças no júri do "SuperStar"
. Globo cria cinco fóruns internos para propor séries, formatos e mudanças

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.