Topo

Foto de Othon Bastos jovem substitui ator que fez primeiro marido de Marta

Mauricio Stycer

28/01/2015 05h01

ImperioSilvianoJovemForam ao ar, finalmente, os capítulos que mostram a revelação do segredo de Silviano (Othon Bastos) em "Império". O mordomo de Maria Marta (Lilia Cabral) foi seu primeiro marido, o homem milionário que a deixou de mãos abanando na juventude. A revelação do mistério surpreendeu não apenas o público, mas a própria produção da novela.

Na única cena em que o primeiro marido apareceu, no segundo capítulo da novela, Romis Ferreira, um ator bem diferente de Othon Bastos, foi convocado para gravar (imagem no alto). Agora, depois da revelação, as imagens que estão sendo exibidas são de Bastos jovem.

O primeiro marido de Marta surgiu brevemente em uma lembrança da mulher, então vivida por Adriana Birolli. Dentro de um banco, em Genebra, Marta se recorda de sua última briga com Renato (é o nome citado).

ImperioSilvianoMartaCento e sessenta capítulos depois, fomos informados que o ex-marido Renato, na verdade, é Renato Silviano dos Santos Diniz, mais conhecido como o mordomo Silviano.

O recorte de jornal que mostra uma foto do casamento de Silviano e Maria Marta foi exibido em uma cena desta quarta-feira (27). A foto é uma montagem com as imagens de Adriana Birolli e de Othon Bastos quando jovem (lembra o ator na época de "Roque Santeiro", em 1985).

O texto do jornal contém um erro de português, como notaram muitos espectadores. A palavra "enlace" está grafada errada, como "enlance".

Na cena em que aparece, no capítulo 2, o ator que interpreta Renato tem uma única fala. Ele diz: "Se você assinar os papéis do divórcio e não me criar problemas, aí te dou as joias. Pago até a passagem, de classe turística, para você ir lá no banco, onde elas estão guardadas, buscar. Você vende lá mesmo, bota num leilão, faça o que achar melhor. E ao contrário do você diz, você sai desse casamento horroroso com o suficiente para viver dignamente até arranjar um idiota que te banque."

Maria Marta, então, abre o cofre. Não há nenhuma joia, apenas uma folha de papel dobrada. Ela lê: "Vai à merda!". Encerrou-se assim a participação de Renato.

A troca do ator por imagens de Othon Bastos jovem foi notada pelos leitores Mr. Novela e Danilo Prudente Duarte, a quem agradeço pela dica.

Em tempo: Como bem lembrou a leitora Michele Nunes, uma situação semelhante ocorreu em "Amor à Vida", quando a Globo recorreu a uma atriz para mostrar cenas do passado da personagem de Elizabeth Savalla, mas já havia exibido imagens antigas da própria Savalla para caracterizá-la na juventude. Leia aqui.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.