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Com “contabilidade criativa”, TV Brasil sugere audiência maior que a real

Mauricio Stycer

17/12/2014 05h01

EBCAudiencia

Com programas que muito raramente chegam a 1 ponto no Ibope, a TV Brasil divulgou esta semana um balanço público de suas atividades em 2014 com números que sugerem uma audiência muito maior.

"Em seis das principais capitais brasileiras, mais de 32 milhões de pessoas assistiram à programação da TV Brasil via televisão aberta", diz o site da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que controla o canal público.

As seis principais capitais brasileiras (São Paulo, Rio, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte) somam cerca de 29 milhões de habitantes, segundo dados atualizados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ou seja, a audiência propalada pela TV Brasil nestas cidades supera a própria população.

Questionada pelo UOL, a EBC esclarece que o número de 32 milhões "se refere não a certo alcance relativo em termos de população, mas à audiência acumulada em um determinado período: de 1º de janeiro a 14 de novembro de 2014" – uma referência a este período consta em letra miúda ao pé da página no site.

Na realidade, não é a forma mais transparente de abordar o assunto. Trata-se de uma "contabilidade criativa" pouco usada no meio de televisão. Assim, se 32 milhões de pessoas assistiram a TV Brasil ao longo de 318 dias, a emissora foi vista, em média, por cerca de 100 mil pessoas por dia ao longo de 2014 nas seis cidades medidas pelo Ibope – uma audiência, de fato, ínfima.

Os dados informados pela TV Brasil constam de um site chamado "EBC para a sociedade", no qual a empresa presta contas publicamente do que fez este ano e anuncia planos para 2015. A emissora informou que vai avaliar a necessidade de deixar as informações de forma mais clara na página.

Parte do material é apresentado em vídeos gravados pelo departamento de jornalismo da emissora, com entrevistas de funcionários de outras áreas. O material foi divulgado originalmente em uma apresentação interna da EBC. Houve reclamações de participantes que não foram informados de que os vídeos seriam tornados públicos.

A EBC nega. Segundo a empresa todos os participantes foram "informados antes da gravação que o material seria utilizado em página na internet dedicada à prestação de contas de 2014".

Outro problema que contamina o clima interno na TV Brasil é a sindicância aberta no último dia 9 pelo presidente da EBC, Nelson Breve, para identificar os autores de comentários irônicos e ofensivos a dirigentes da empresa, publicados em uma página no Facebook, em meio à discussão sobre o plano de carreiras que ocorre neste momento.

EBCmemeNo texto em que determina a abertura da comissão de sindicância, Breve nomeia três funcionários "para apurar publicações, em página da rede mundial de computadores, de fotos de dirigentes e gestores da EBC com legendas e dizeres ofensivos à sua imagem e honra".

Os chamados "memes", comentários irônicos sobre fotos, que deram origem à sindicância, haviam sido publicados na página "Sou + a EBC". Em sua maioria, já foram apagados. No lugar deles, há agora vários "memes" ironizando a abertura da sindicância (como este acima).

A empresa confirma que está realizando esta sindicância.

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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.