Topo

Globo não planeja repetir série com eleitores indecisos do debate eleitoral

Mauricio Stycer

21/10/2014 17h48

retratosbrasileirosAssim como ocorreu em 2010, a Globo contará, novamente, com um grupo de eleitores indecisos, selecionados pelo Ibope, para fazer perguntas a Dilma Rousseff e Aécio Neves no encontro programado para esta sexta-feira (24), antevéspera da eleição.

Mas a emissora não pretende repetir desta vez o projeto que desenvolveu em 2010 após o debate entre Dilma e José Serra. Naquela ocasião, os onze indecisos que fizeram perguntas aos candidatos foram posteriormente acompanhados ao longo de quatro anos por repórteres da emissora.

Cada um dos onze eleitores recebeu oito visitas de equipes da Globo, uma média de duas por ano – um esforço jornalístico, até onde eu sei, inédito no Brasil.

Os repórteres tentaram mostrar como as preocupações que os eleitores tinham em 2010, expostas nas perguntas que fizeram, se refletiram em suas vidas e nas de suas famílias nos anos seguintes.

Para surpresa de muita gente, inclusive dentro da Globo, o resultado da ação não foi visto no "Jornal Nacional", no "Globo Repórter" ou em um programa especial da emissora. O projeto resultou em uma série na GloboNews, chamada "Retratos Brasileiros", exibida em julho deste ano.

A Globo afirma que, desde o início, não havia certeza sobre o destino do projeto. Ao longo do tempo, concluiu-se que não caberia em nenhum programa existente. Teria havido dúvida se deveria ser exibido na própria Globo ou na GloboNews, até que decidiu-se pelo canal pago.

O fato é que "Retratos Brasileiros", um dos maiores investimentos jornalísticos da Globo nos últimos tempos, teve muito pouca repercussão. E não será repetido este ano.

Veja também
"Retratos Brasileiros" acompanha 11 eleitores indecisos de 2010 por 4 anos

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.