Topo

Sugestão: por que “Sexo e as Negas” não faz piada com a mulata “Globeleza”?

Mauricio Stycer

16/10/2014 13h46

nayarajustinoQuem acompanha este blog sabe que lamentei a campanha feita contra "Sexo e as Negas", cujo boicote foi pedido por militantes do movimento feminista e da defesa da igualdade racial antes mesmo da estreia do seriado.

Não vi racismo no programa. Ao contrário. Acho que Miguel Falabella colocou o dedo na ferida do problema ao apresentar as suas quatro protagonistas, moradoras de uma favela no Rio, como negras, batalhadoras e independentes, tanto em suas relações familiares como íntimas.

Uma das páginas no Facebook criadas em protesto contra o programa propunha, além do boicote à série, "refletir sobre a representação da mulher negra na TV".

Entendo que esta seja uma reflexão importante a fazer, sempre. E, neste ponto, tendo a concordar com quem critica a forma como a Globo usa, para promover a sua cobertura de Carnaval, o estereótipo da imagem da mulher negra por meio da "Globeleza".

O noticiário desta semana informa que a mais recente ocupante do posto, Nayara Justino (imagem acima), não teve seu contrato renovado. É a senha, possivelmente, para a Globo promover, como fez em outras ocasiões, um concurso para eleger uma nova titular para o cargo.

Seria interessante ver em "Sexo e as Negas" alguma piada sobre este surrado clichê da mulata "Globeleza". Se entendi direito a série, as protagonistas devem ter uma boa ideia a respeito do que significa essa vinheta da emissora.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.