Topo

Reprise do “Programa do Jô” resgata Renato Aragão no papel de “João Suado”

Mauricio Stycer

28/08/2014 13h54

RenatoAragaoJoaoSuadoAs reprises do "Programa do Jô", exibidas pela Globo enquanto o apresentador se recupera de problemas de saúde, estão tendo o mérito de resgatar alguns bons momentos do talk show. Nesta quarta-feira (27), por exemplo, foi exibida uma entrevista com Renato Aragão, de 2004.

JoSoaresRenatoAragao2A certa altura da conversa, o apresentador mostrou um esquete dos Trapalhões, de 1992, no qual Didi incorpora Jô. O mais curioso é o nome do personagem inventado por Renato Aragão: "João Suado".

Duas décadas depois, Marvio Lucio, o Carioca, criou um personagem de muito sucesso no "Pânico", chamado "Jô Suado". Uma coincidência, claro. "Eu fiquei sabendo depois que já estava fazendo o quadro", diz o humorista.

Na paródia dos Trapalhões, "João Suado" entrevista Pedro Collor (1952-1994), interpretado por Stepan Nercessian. Pedro foi responsável pelas denúncias que deram início ao processo de investigação do governo do irmão, o então presidente Fernando Collor.

Vale observar que a paródia dos Trapalhões, na Globo, é do talk show "Jô Soares Onze e Meia", que o comediante apresentava então no SBT.

Preste atenção ao final do quadro, quando Aragão se dirige a Jô Soares. Ao ver a cena no "Programa do Jô", o apresentador se emocionou.

A entrevista pode ser vista aqui.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.