Topo

Reportagem exibe papel de produtor da Record na prisão de Roger Abdelmassih

Mauricio Stycer

25/08/2014 01h42

Fato pouco comum, um trabalho de investigação jornalística ajudou na localização e prisão de um foragido da Justiça brasileira. Como mostrou o "Domingo Espetacular", o produtor Leandro Sant´Ana recolheu informações sobre o paradeiro de Roger Abdelmassih por mais de dois anos e teve papel decisivo na captura do ex-médico em Assunção, na última terça-feira (19).

Uma longa reportagem, de 52 minutos, mostrou em detalhes como o produtor do programa "encontrou o foragido número um do Brasil". A busca levou a equipe do "Domingo Espetacular" à Europa (França, Suíça e Mônaco), ao interior de São Paulo (Jaboticabal, Bebedouro, Avaré) e Mato Grosso (Sinop).

Sem revelar alguns detalhes essenciais, possivelmente para proteger suas fontes, a investigação de Sant´Ana avançou quando ele, finalmente, descobriu uma conexão de Abdelmassih em Foz do Iguaçu (PR). Daí a Ciudad del Este e Assunção foi um pulo. Nesta última, ele acabou localizando o ex-médico uma semana antes que as polícias paraguaia e brasileira o prendessem.

A reportagem sugere que o trabalho do produtor ajudou a polícia e vice-versa, mas não explicita até que ponto ocorreu, de fato, a troca de informações. Fato é que a Record exibiu inúmeras imagens exclusivas e inéditas de Abdelmassih e de sua mulher em Assunção, incluindo a do instante exato da prisão (imagem no alto).

O momento mais curioso da reportagem ocorre dentro do avião que levou Abdelmassih, já preso, de Assunção a Ciudad del Este: "Você também é da Polícia Federal?", ele pergunta. O produtor se identifica, dizendo ser um jornalista da Record, chamado Leandro. "Ah… Você que descobriu tudo?"

A reportagem do "Domingo Espetacular", como ocorre com frequência no programa, foi mais longa do que o necessário. Também podia ter sido um pouco mais didática, dando informações que ajudassem a entender a cronologia da investigação. Ainda assim, foi um trabalho memorável, que merece todos os elogios.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.