Topo

Mensagem à turma do “Pânico”: deixem a Preta Gil em paz

Mauricio Stycer

11/04/2014 17h58

PretaGuiSantana
Piada é uma coisa, bullying é outra. O que o "Pânico" está fazendo com Preta Gil já se enquadra na segunda categoria. É uma marca do programa, aliás, esta insistência em tripudiar de quem não gosta das suas brincadeiras.

À época em que o humorístico, então na RedeTV!, perseguiu Jô Soares porque ele se recusou a dar uma entrevista ao personagem Jô Suado, de Marvio Lucio, o Carioca, escrevi a respeito. Observei então que Jô Soares tinha todo o direito de não querer falar com o "Pânico". Considero autoritário achar que alguém tem obrigação de dar entrevista ou ser gentil com o programa.

pretagilnicoleCom Preta Gil o caso é ainda mais grave porque a cantora já processou o programa anteriormente, por ter se sentido prejudicada por piadas com o seu corpo, feitas em 2008. No último domingo, ela voltou a ser alvo de uma brincadeira, novamente relacionada à forma física. Veja um bom relato do que ocorreu aqui (abaixo o vídeo).

Pelo que leio no site Noticias da TV, neste domingo o "Pânico" voltará a abordar Preta Gil, sob o pretexto de pedir desculpas a ela. A cantora não aceitou o pedido feito por Nicole Bahls (foto). Da minha parte, peço à turma comandada por Emilio Surita: deixem a Preta em paz.

 

Atualizado em 14 de abril: No programa deste domingo (13), Emilio Surita pediu desculpas públicas a Preta Gil, reconhecendo que a brincadeira do programa pode ter passado do ponto. Veja aqui (a partir do minuto 11:30).

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.