Topo

“Legendários” reforça a incrível obsessão da Record por anões

Mauricio Stycer

01/09/2013 11h44

"Você consegue identificar um anão só pelo rosto? Não é nada fácil. Pensando nisso, o 'Legendários' criou o jogo É Anão ou Não?", explica o site do programa. O quadro estreou no final de julho e voltou a ser exibido neste sábado (31).

É um jogo tão idiota quanto outros, com a diferença que explora uma condição de origem genética, transformando pessoas diferentes em objeto de diversão. Diante de um deles, o apresentador Marcos Mion se divertiu: "Você é anão?", ouvindo a resposta ensaiada: "Sim, desde pequeno".

A Record tem uma espécie de obsessão pelo tema. Primeiro como assistente de palco de Geraldo Luis, no "Balanço Geral", o anão Marquinhos se tornou uma estrela da emissora. Explorando a sua miséria, o "Programa do Gugu" conseguiu índices de audiência recordes, aparentemente sem perceber que estava decretando o seu fim, como ocorreu poucos meses depois.

O sucesso de Marquinhos no Gugu o levou a percorrer quase todos os programas da casa, incluindo o próprio "Legendários", ajudando a levantar o Ibope de algumas atrações. Sumido nas últimas semanas, o anão-celebridade informou, por suas contas  no Twitter e no Instagram, que está de férias.

Fora da Record, o "Pânico", na Band, mostra igual atração por anões. A diferença é que, muitas vezes, o programa reconhece e sabe rir da própria baixaria.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.