Topo

Jô minimiza “Avenida Brasil” em entrevistas com Cacau Protásio e José de Abreu

Mauricio Stycer

11/12/2012 11h30

Cacau Protasio, descoberta pelo público em "Avenida Brasil", esteve no "Programa do Jô" no último dia 29 de novembro. O pretexto para a entrevista era a estreia de uma nova montagem da peça "Domésticas", na qual atua. Jô ignorou o fato, curioso, de a atriz ter interpretado Zezé, uma empregada na novela, e em seguida voltar a viver uma profissional "do lar" no teatro.

A conversa durou pouco mais de 16 minutos. Em nenhum momento o apresentador citou o nome da novela ou de sua célebre personagem. Nem mesmo quando, surpreso com o fato de a atriz se considerar tímida, pediu para ver a famosa cena de "Avenida Brasil" na qual Cacau canta uma versão da música "Correndo Atrás De Mim", do grupo Aviões do Forró, e diz: "Eu quero ver tu me chamar de amendoim".

Nesta segunda-feira (10/12), foi a vez de José de Abreu, o Nilo, de "Avenida Brasil", ser entrevistado por Jô. O pretexto, mais uma vez, era uma estreia teatral, no caso "Bonifácio Bilhões".

Abreu foi recebido ao som da música de abertura da novela, mas Jô, mais uma vez, deixou claro o seu desinteresse pelo assunto. O primeiro bloco da entrevista foi dedicado exclusivamente à promoção da peça. A certa altura, o ator tentou fazer uma comparação entre Nilo e o personagem que vive no teatro, mas o entrevistador não deu corda.

No segundo bloco, Jô convidou o público a assistir uma cena de "Avenida Brasil", mas com o propósito de falar da barba que o ator usou na novela. Nada além disso. Nenhuma pergunta sobre o personagem, sobre a repercussão que teve ou sobre a trama e seu sucesso ao longo dos 35 minutos de conversa.

Assistindo as duas entrevistas, Jô transmite a impressão de desprezo total pelo maior sucesso da televisão em 2012. Mesmo que não goste de novela ou não tenha visto "Avenida Brasil", não fica bem para o apresentador de um talk show ignorar dessa forma um fenômeno que ainda está na imaginação de todos.

Atualizado às 16h30: Alertado por um leitor, fui ver a entrevista que Alexandre Borges deu ao programa em 30 de outubro, menos de duas semanas depois do final de "Avenida Brasil". O ator foi ao talk show para falar da peça "Poema Bar". Apesar dos apelos do público, não houve menção ao personagem Cadinho, que viveu na novela.  Nem mesmo uma cena de "Avenida Brasil" foi exibida. Por 18 minutos, além peça, discorreu sobre o seu casamento, a forma física e o caratê. Também recitou poemas que lê no espetáculo teatral.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.