Topo

SBT debocha dos críticos e convida o público a decidir destino do Alarma TV

Mauricio Stycer

18/10/2019 22h12

Silvio Santos tomou duas atitudes no início da noite de sexta-feira (18). Escalou o programa sensacionalista "Alarma TV" para o horário do "Topa ou Não Topa", em plena tarde de sábado (19), depois do "Programa da Maísa". E colocou no site do SBT uma enquete debochada sobre a atração.

"Neste sábado (19), logo após o Programa da Maisa, assista ao ALARMA TV, o programa mais criticado da televisão. Diga, através do nosso site, se devemos continuar apresentando ou devemos tirar da nossa programação", propõe a emissora. As opções são "manter" ou "tirar". Após algumas horas, com claríssima vitória da opção "tirar", a enquete foi excluída. O público, pelo visto, concordou com os críticos.

O resultado da enquete levou Silvio a desistir da exibição do "Alarma TV". Inicialmente, ele pensou em preencher o horário com o programa de Raul Gil, mas a atração é gravada. Assim, mandou reprisar a estreia do "Topa ou Não Topa".

Esta situação toda exemplifica em essência uma piada interna sobre o significado da sigla SBT – Silvio Brincando de Televisão.

Realizado por uma TV americana em espanhol, o "Alarma TV" compila vídeos bizarros ou violentos na internet. É apresentado por tipos em roupas berrantes e risonhos, mesmo mostrando as situações mais violentas ou escatológicas.

O SBT dublou os episódios, mas não se deu ao trabalho de traduzir os caracteres, exibidos em espanhol. Os vídeos vão ao ar sem data, sem contexto e sem crédito.

A decisão de exibir algo de qualidade tão baixa num sábado à tarde, entre dois programas (Maisa e Raul Gil) com bons resultados comerciais, surpreende. Não é o que se pode chamar de um chamariz, muito pelo contrário.

O "Alarma TV" foi ao ar duas vezes. A primeira, num início de noite e a segunda, acredite se quiser, de manhã, antes da programação infantil. A emissora chegou a planejar uma terceira exibição, de madrugada, um horário mais apropriado, mas a cancelou.

Esta semana, o SBT anunciou que o "Topa ou Não Topa", apresentado por Patrícia Abravanel, passará a ser exibido às 20h30, aos sábado.

Atualizado às 16h do dia 19/10.

Veja também
Além de demissões, SBT propõe alterar funções e reduzir gastos

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.