Topo

Silvio Santos e Edir Macedo prestigiam Bolsonaro no 7 de Setembro

Mauricio Stycer

07/09/2019 09h27

Chamou a atenção no palanque oficial do desfile de 7 de Setembro em Brasília a posição destinada aos donos do SBT e da Record TV. Silvio Santos e Edir Macedo ocuparam os lugares mais nobres, próximos do presidente da República, Jair Bolsonaro, e da primeira-dama Michelle.

Edir Macedo, o presidente Bolsonaro, Silvio Santos e Íris Abravanel no palanque do desfile; atrás, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, Davi Alcolumbre, presidente do Senado, e Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV!

Na transmissão oficial do desfile, realizada pela TV Brasil, os proprietários das duas emissoras apareceram mais que o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, posicionado à direita de Bolsonaro.

O vice-presidente da RedeTV!, Marcelo de Carvalho, também assistiu ao evento do palanque oficial, mas em posição de menor destaque.

Apesar da presença destes empresários de comunicação, nenhum canal, além da TV Brasil, transmitiu o desfile de 7 de Setembro.

Veja também
Bolsonaro cita EUA em post de 7 de Setembro com Edir Macedo e Silvio Santos
Bolsonaro quebra protocolo e se aproxima a pé do público no 7 de Setembro
Guedes, Maia, Damares e Toffoli desfalcam palanque de Bolsonaro em desfile

A aproximação de Bolsonaro com os donos da Record e do SBT, que disputam a vice-liderança do mercado de TV aberta, é visível desde 2018. E ocorre em paralelo com um movimento de tensão crescente nas relações do presidente com a Globo, a quem chegou a chamar, em fevereiro, de "inimiga".

Edir Macedo declarou apoio ao então candidato presidencial no final de setembro, antes do primeiro turno. Mais discreto, Silvio Santos esperou a eleição terminar para conversar, ao vivo, com o presidente eleito durante o Teleton, em novembro. "Se depender da minha vontade e das pessoas que querem um Brasil pra frente, oito anos com Bolsonaro e oito anos com Moro vai ter 16 anos de um bom caminho", disse.

Na véspera do 7 de Setembro, Bolsonaro recebeu Silvio Santos e Edir Macedo para um jantar no Palácio da Alvorada. Eles estavam acompanhados de suas mulheres, Íris Abravanel e Ester Bezerra, respectivamente. Participaram ainda duas filhas de Silvio, Patrícia Abravanel e Daniela Beyruti, e seus respectivos maridos, o deputado federal Fábio Farias (PSD-RN) e Marcelo Beyruti, o chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), Fabio Wajngarten, e sua esposa, Sophie, o CEO da Record TV, Marcus Vinícius Vieira, e sua esposa, Ângela Vieira.

O site da Record divulgou duas imagens do jantar.

Edir Macedo, Bolsonaro e Silvio Santos no jantar no Alvorada

Sophie e Fabio Wajngarten, Ester Bezerra e Edir Macedo, Michelle e Jair Bolsonaro, Sílvio Santos e Íris Abravanel, Patrícia Abravanel e Fábio Farias, Marcelo e Daniela Beyruti, Ângela e Marcus Vinícius Vieira

Com camisa do Brasil, menino entra em carro de Bolsonaro no 7 de Setembro

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.