Topo

Junto com "13 Reasons Why", Netflix lança vídeos de apoio a jovens e pais

Mauricio Stycer

23/08/2019 05h01

Ao lançar nesta sexta-feira (23) a terceira temporada de "13 Reasons Why", a Netflix se apressou em divulgar, também, seis vídeos curtos, gravados por atores da série, com informações e alertas sobre temas delicados mencionados nos episódios, como bullying, depressão e uso de drogas.

A ação é uma resposta às muitas críticas que a empresa recebeu por exibir as duas primeiras temporadas da série sem tantos cuidados e advertências sobre a gravidade dos temas tratados.

Os seis vídeos formam praticamente uma cartilha, extremamente didática, que ajuda o público-alvo, adolescente, a refletir sobre o que viu na ficção. Um dos vídeos, "Entendendo o consentimento", ensina, por exemplo: "A agressão sexual é um tema comum em 13 Reasons Why. Personagens questionam como suas decisões impactaram o resultado. Alguns personagens ignoraram os sinais de consentimento".

E assim vai, com breves aulas, também, sobre violência armada e diálogo entre pais e filhos. "Por conter assuntos complicados da vida real, algumas dessas cenas são difíceis de assistir e existem ferramentas disponíveis para os espectadores poderem decidir por si mesmos o que é apropriado para eles e buscar ajuda se precisarem", avisa a Netflix.

Há pouco mais de um mês, a empresa anunciou ter cortado a cena do suicídio da personagem Hannah (Katherine Langford) na primeira temporada de "13 Reasons Why", lançada em 2017. Foi uma resposta às muitas críticas sobre o impacto da cena e também a diferentes estudos que mostraram o aumento do interesse por informações sobre suicídio por causa da série.

Os vídeos de apoio estão legendados em português. Veja o vídeo "As muitas formas de bullying". Para ver os demais, basta clicar nos links abaixo:

Outros vídeos:
. Como identificar os sinais da depressão
. A importância do consentimento
. Como falar com alguém sobre abuso de álcool e drogas
. Conversando com adolescentes sobre 13 Reasons Why
. Como reconhecer sinais de potencial ameaça de violência física

Veja também
Por que "13 Reasons Why" foi o 6º assunto mais pesquisado no Google em 2017
Pesquisa vê relação entre '13 Reasons Why' e maior interesse por suicídio

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.