Topo

HBO deixa fora de site crítica de Duvivier a Bolsonaro e contato com hacker

Mauricio Stycer

05/08/2019 11h20

Gregório Duvivier, apresentador do "Greg News", na volta das férias

Depois de um mês de férias, o programa "Greg News" retornou à grade da HBO na noite da última sexta-feira (02) num formato diferente do habitual. Em vez de tratar de forma aprofundada de algum tema específico, Gregório Duvivier optou por comentar brevemente, ao longo de 30 minutos, diferentes notícias relacionadas ao governo Bolsonaro e inúmeras declarações do presidente feitas no mês de julho.

O resultado foi um dos episódios mais cáusticos da história do programa. Duvivier se mostrou impiedoso com os ministros do Turismo, Justiça e Meio-ambiente, com Eduardo Bolsonaro e, em particular, com o presidente.

"Bolsonaro parece uma Barbie fascista sem a parte da Barbie", disse sobre a indicação do filho para o cargo de embaixador nos Estados Unidos. "O Bolsonaro é tão ignorante que a sua referência de nordestino é o mascote das Casas Bahia", observou ao mostrar o presidente com chapéu de vaqueiro na inauguração de um aeroporto na Bahia.

Sobre os comentários feitos por Bolsonaro a respeito do pai do presidente da OAB, durante uma "live" cortando o cabelo ("Não foram os militares que mataram ele, não"), Duvivier disse: "Semana que vem ele vai questionar o Holocausto fazendo drenagem linfática".

"A situação não está normal. Se você tá tipo a nossa redação, transtornado, ansioso, deprimido, preocupado, puto, querendo riscar um 17 com a faca na testa do seu tio arrependido, eu tenho uma boa notícia: tá tudo bem com você", disse ao final. "Estranho mesmo seria se você estivesse achando tudo isso normal. Deprê mesmo seria se a gente conseguisse tirar férias e se desligar do Brasil. Loucura é achar que nesse mês de abusos cabe uma lista de piadas num programa humorístico. Não cabe."

No domingo (04), Duvivier registrou em sua conta no Twitter que, pela primeira vez, desde a estreia do programa, em maio de 2017, a HBO Brasil não postou o episódio no You Tube para não-assinantes do canal. "Também tô tentando entender o por quê", anotou. Posteriormente, acrescentou: "Sobre o último episódio de Greg News não ter sido postado: foi uma decisão da HBO Brasil. Parece que estão reavaliando e talvez postem amanhã (segunda-feira)".

Os episódios da terceira temporada registram entre 500 mil e 1,5 milhão de visualizações cada no You Tube.

Além das críticas ao governo e ao presidente, o 15º episódio da terceira temporada também trouxe detalhes sobre algo que Duvivier já havia antecipado no Twitter – o seu telefone, afirmou, foi invadido por um hacker. "Sobre o material que eu recebi do hacker, eu não levei ele pra HBO porque eu não tinha condições de checar a veracidade e a relevância", disse.

No Twitter, Duvivier escreveu: "Consultei o melhor jornalista que eu conheço – Glenn Greenwald – e também o meu advogado – Augusto de Arruda Botelho – e ambos me garantiram que tenho direito de publicar o material recebido." E informou: "Ainda estou, junto com outros jornalistas, avaliando a veracidade e a relevância do material. Se houver alguma info de interesse público, publicaremos, depois da devida checagem (ainda acreditamos em checagem e na publicação de material de interesse público qualquer que seja a fonte)".

Em resposta ao questionamento do blog, a HBO confirmou a não divulgação no You Tube e explicou: "Após a transmissão de Greg News com Gregório Duvivier na sexta-feira, dia 2 de agosto, o episódio foi imediatamente colocado à disposição dos assinantes na HBO GO e retransmitido em horários alternativos na grade de programação do fim de semana. Quanto à sua publicação no YouTube, feita sempre voluntariamente pela HBO, decidimos manter a exclusividade para assinantes durante o fim de semana, por ser um episódio especial, de volta de férias e em um formato sem cortes."

Atualizado às 14h07: O vídeo com a íntegra do 15º episódio de "Greg News" entrou no You Tube nesta segunda, às 14h.

Veja também
"Greg News" volta falando de Bolsonaro e avisa que não vai divertir ninguém
HBO não exibe no Brasil programa de humor que critica Bolsonaro e Haddad

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.