Por que grandes produtores estão “resgatando” suas séries da Netflix
A rede americana NBC anunciou na terça-feira (25) que a série "The Office" será exibida nos Estados Unidos, a partir de 2021, exclusivamente no novo serviço de streaming do grupo. A Netflix perderá, assim, o título mais visto em sua plataforma em 2018.
A notícia não afeta o consumidor brasileiro, por enquanto. "The Office" não faz parte do catálogo da Netflix no Brasil, mas está disponível em dois outros serviços de streaming, Globoplay e Amazon Prime.
O que interessa acompanhar é o movimento de "resgate" da série pelo canal que a produziu e exibiu originalmente entre 2005 e 2013. Como muitos outros produtores de conteúdo, a NBC ajudou a Netflix a erguer um sólido catálogo.
O licenciamento de séries, quando o streaming ainda engatinhava, representou uma receita importante para empresas como NBC, Fox, Disney e tantas outras. Elas não se deram conta, porém, que estavam levando o espectador a adquirir novos hábitos.
Ao oferecer séries inteiras para os seus assinantes, a Netflix ajudou a popularizar o "binge watching", ou seja, o hábito de fazer maratonas. O serviço de streaming também ensinou ao espectador que é muito melhor assistir ao seu programa favorito no ritmo que ele bem entende, e não segundo o calendário determinado pela televisão.
Registre-se que a Globo sempre se recusou a licenciar o seu conteúdo para a Netflix. Em 2013, numa entrevista que fiz com Ted Sarandos, um dos principais executivos da empresa, ele reclamou do "excesso de cautela".
O resgate de "The Office" pela NBC é simbólico, neste sentido. Num momento em que as grandes produtoras de conteúdo estão se transformando, também, em plataformas de exibição digital, é natural que queiram resgatar os seus tesouros.
Como se sabe, a Disney, que adquiriu a 21st Century Fox, vai lançar ainda este ano o seu serviço, chamado de Disney+. A AT&T, dona da Warner e da Turner, também se prepara para oferecer um serviço do gênero. E a Apple acaba de comunicar que terá o seu, batizado Apple TV +.
Em resposta à remoção de títulos por parte dos grandes estúdios, a Netflix corre para engordar o seu catálogo. Segundo um levantamento, em dezembro do ano passado, 11% do catálogo da Netflix nos Estados Unidos já era formado por produções próprias, contra apenas 4% há dois anos.
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