Topo

Em vídeo interno, Globo diz que BBB repercute mais que séries da Netflix

Mauricio Stycer

20/06/2019 22h01

Um vídeo interno da Globo, com argumentos para serem usados pelas equipes de vendas, vazou e está sendo compartilhado nas redes sociais (veja acima). O material apresenta dados e números sobre o impacto da programação da emissora na internet, além de fazer comparações com empresas que atuam apenas no mundo digital.

Como não se trata de uma peça de comunicação pública, o vídeo não exibe a fonte das informações. Ele afirma, por exemplo, que de "cada dez pessoas falando sobre TV nas redes sociais, nove falam da Globo".

Dois concorrentes da emissora na internet são citados – a Netflix e o You Tube. "O BBB19 gerou 13 vezes mais comentários que as séries originais Netflix juntas", diz o vídeo, falando da mais recente edição do reality show, exibida entre janeiro e abril, mas sem mencionar a quais séries está se referindo.

"As pessoas passam 3,4 vezes mais tempo na Globo do que no You Tube", informa o material. "O programa 'Como Será?' é cinco vezes maior que o canal Kondzilla no You Tube", acrescenta, numa referência a um dos principais canais brasileiros nesta plataforma.

Consultada, a emissora confirmou que se trata de um material de comunicação interno, inspirado numa peça da Globosat sobre o fim das barreiras entre a TV linear e a digital.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.