Topo

Relação de candidato-vaga na CNN só perde para vestibular em medicina

Mauricio Stycer

06/06/2019 16h35

Reunião da diretoria da CNN Brasil esta semana em São Paulo

A CNN Brasil divulgou nesta quinta-feira (06) um número que retrata a situação do mercado de trabalho de profissionais de mídia. A empresa disse ter recebido "mais de 30 mil currículos" desde janeiro, quando foi anunciada a sua criação. Cerca de dois terços são de jornalistas.

O canal de notícias informa que irá funcionar com 400 profissionais, entre os quais 200 jornalistas. Isso significa que há cerca de 75 candidatos por vaga (30 mil/400). Mas, entre jornalistas, a disputa é de 99 por vaga (19.800/200).

No vestibular da Fuvest, em São Paulo, em 2018, só a disputa por uma vaga em medicina superou esta relação candidato-vaga. Foram 115 candidatos por vaga na faculdade em São Paulo e 108,7 em Ribeirão Preto. Cada vaga no curso de jornalismo da USP foi disputada por 28,5 candidatos.

Nesta terça-feira (04), a CNN Brasil anunciou que Evaristo Costa e William Waack, ambos ex-apresentadores de telejornais da Globo, serão âncoras do canal.

A CNN Brasil estima que entrará em operação entre outubro e novembro deste ano. A empresa está funcionando em uma sede provisória na Alameda Santos, em São Paulo, e já conta com 72 profissionais.

Sobre os 30 mil currículos recebidos, a empresa afirmou: "São milhares de talentos que acreditam que fazer jornalismo de qualidade pode mudar a vida de milhões de brasileiros. Estamos felizes e honrados pelo carinho e pela confiança!"

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.