Topo

Bolsonaro recebe em "visita cordial" executivo da Globo chamado de inimigo

Mauricio Stycer

21/05/2019 17h33

Bolsonaro na apresentação da 2ª fase da campanha publicitária da reforma da Previdência. Imagem: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro recebeu na tarde desta terça-feira (21), em audiência no Palácio do Planalto, Paulo Tonet Camargo, vice-presidente de relações institucionais do Grupo Globo. Ele estava acompanhado do empresário Vicente Jorge Rodrigues, além de Onyx Lorenzoni, ministro-chefe da Casa Civil. A pauta da audiência não foi informada. O encontro foi classificado no Planalto como uma "visita cordial", mas nem o governo nem a Globo quiseram comentar o teor da conversa.

Na véspera (20), Tonet já havia participado, ao lado de executivos de outras emissoras de TV, da cerimônia no Planalto que lançou uma nova campanha de publicidade a favor da reforma da Previdência.

Os dois encontros chamaram a atenção pelo fato de, há três meses, em fevereiro, Bolsonaro ter exigido que o então ministro Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral de governo, cancelasse uma reunião agendada com Tonet por considerar que significaria "trazer um inimigo para dentro de casa".

Na mensagem de áudio enviada a Bebianno, o presidente disse: "Gustavo, o que eu acho desse cara da Globo dentro do Palácio do Planalto? Eu não quero ele aí dentro. Qual a mensagem que vai dar para as outras emissoras? Que nós estamos se aproximando da Globo. Então não dá para ter esse tipo de relacionamento. Agora… Inimigo passivo, sim. Mas trazer o inimigo para dentro de casa é outra história. Pô, cê tem que ter essa visão, pelo amor de Deus, cara. Fica complicado a gente ter um relacionamento legal dessa forma porque cê tá trazendo o maior cara que me ferrou – antes, durante, agora e após a campanha – para dentro de casa. Me desculpa. Como presidente da República: cancela, não quero esse cara aí dentro, ponto final. Um abraço aí."

Na ocasião da divulgação do áudio de Bolsonaro, a Globo respondeu que "não tem nem cultiva inimigos". E acrescentou: "Visitas de diretores do Grupo Globo a autoridades dos diferentes poderes, servidores públicos, executivos de empresas e representantes da sociedade civil são rotineiras".

Edir Macedo defende Bolsonaro em culto

Proprietário da Record TV, Edir Macedo defendeu o presidente Jair Bolsonaro e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, que é seu sobrinho, durante um culto da Igreja Universal do Reino de Deus (veja no vídeo acima), no Rio, no último domingo (19).

Sobre o presidente, o fundador da IURD disse: "Nós elegemos Bolsonaro, então seja com ele meu Pai. Seja com ele. Remova aqueles que querem amarrá-lo, que querem impedi-lo dele fazer um excelente governo. Ele pegou esse país, meu pai, caído, quebrado, assaltado, roubado, espoliado, desgraçado, pra mudar a história dele, meu pai. Então, eu te peço, fortaleça, meu pai, o Bolsonaro."

Em seguida, falou sobre o prefeito, que está sofrendo uma processo de impeachment na Câmara de Vereadores: "O Crivella, que está enfrentando o impeachment do inferno, porque ele quer fazer o que é certo e acabar com as mamatas que vem se perpetuando de governos passados."

Veja também
Após chamar a Globo de "inimiga", Bolsonaro recebe jornalista da emissora

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.