Topo

De volta para o futuro: Em 1993, Manu dirige Fusca inspecionado em 2010

Mauricio Stycer

19/04/2019 22h03

Fãs de "Verão 90" festejaram a guinada na trajetória de Manu (Isabelle Drummond). Entre os capítulos de quinta (18) e sexta (19) de "Verão 90" a personagem deu uma virada espetacular e se tornou protagonista de um programa na Pop TV.

Bobinha demais até agora, a personagem finalmente acordou e deu um show na gravação do piloto de "No Fusca com Manu". No comando de um carro rosa, ela roda a cidade, faz entrevistas e canta, revivendo os seus tempos de talento infantil.

Espectadores atentos só viram um probleminha nas cenas de "No Fusca com Manu". A novela está se passando, no momento, em 1993, mas o carro que a personagem dirige passou por inspeção veicular em 2010 e 2011, em São Paulo, como mostram os selos colados no vidro. Nada impede que o modelo seja realmente de 1993, mas apareceu com marcas de tempos mais recentes. Como notaram os "detetives" Tuta Ramos e Thiago, o Fusca veio do futuro para atuar na novela.

Em tempo: Há outras duas referências temporais nesta cena, mas elas estão corretas. Manu faz menção ao plebiscito que manteve a república e o presidencialismo no Brasil – ele foi realizado em abril de 1993. E a personagem fala também que "o gol do Baixinho garantiu nossa vaga na Copa de 94" – uma frase que diz respeito ao jogo Brasil 2 x 0 Uruguai, realizado em setembro de 1993, com dois gols de Romário.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.