Topo

Crítico de cinema é demitido após piada sobre a morte de Bertolucci

Mauricio Stycer

28/11/2018 16h16

O crítico de cinema David Edelstein provocou enorme celeuma nos Estados Unidos e foi afastado do programa de rádio em que atuava após fazer uma piada de mau gosto sobre a morte do cineasta italiano Bernardo Bertolucci.

Em sua conta no Facebook, o crítico postou uma imagem do momento mais célebre do filme "O Último Tango em Paris" (1972), aquele em que o personagem de Marlon Brando usa manteiga como lubrificante em uma cena de sexo com a personagem de Maria Schneider. E, ao lado da foto, escreveu: "Mesmo o luto é melhor com manteiga".

Principal crítico de cinema da revista "New York", Edelstein também fazia comentários num programa bem popular, "Fresh Air", da rádio pública NPR. A produção do programa considerou o comentário "ofensivo e inaceitável", encerrando o contrato de colaboração com o crítico.

Diante dos protestos, Edelstein afirmou que ignorava o fato de a cena ter traumatizado a atriz. "Não lembrava da cena como um estupro e não sabia a real história sobre a Maria Schneider", escreveu. "Agora percebo que a piada era de mau gosto e a removi, e peço desculpas pelo comentário".

O próprio Bertolucci chegou a dizer, em uma entrevista, que a cena havia sido feita sem o total conhecimento de Maria Schneider. "Fui horrível com Maria porque não lhe avisei o que iria acontecer", disse. "Queria que ela reagisse como uma menina e não como uma atriz".

Veja também
Bernardo Bertolucci, diretor de "O Último Tango em Paris", morre aos 77 anos

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.